A melhor madeira é o cedrinho, devendo-se evitar as caixas de pinho, pois estragam rapidamente. Uma boa opção são as chamadas caixas racionais, formadas por várias gavetas baixas. Nessas caixas, o mel é armazenado em potes (feitos pelas abelhas) que ficam lado a lado, facilitando a retirada.
Adicione o própolis (feromônio) no interior da garrafa e agite para que o líquido se espalhe. Por fim, encontre um local livre debaixo de um telhado ou de uma árvore, posicione a isca na direção diagonal (para evitar a entrada de água) e deixe que os novos enxames de espécies nativas se aproximem.
Exploração geralmente dura entre dois dias e duas semanas. Os novos locais de ninho estão a poucas centenas de metros do ninho da mãe para permitir o contato contínuo com o ninho da mãe, que pode durar de uma semana até seis meses para T. angustula, que é mais longa do que muitas outras espécies de abelhas.
Uma colméia considerada saudável tem uma população oscilando entre 40 e 60 mil abelhas, explica Kraft. Sua produção por florada, que dura em média 60 dias, é de 60 a 70 quilos de mel.
Como usar a própolis de Jataí A) Própolis com mel Misture o mel de Jataí na proporção de 90 ml de mel para 10 ml da solução da própolis filtrada. Misture bem. A medicina popular indica essa mistura para ser usada nas dores de garganta e infecção das vias aéreas.
O mel sempre ajuda a clarear se for usado com frequência, em função do peróxido natural que ele contém. Se você usá-lo nos cabelos, eles também se clarearão.
Também no grupo dos méis de coloração mais clara, o mel das abelhas jataí tem sabor mais ácido e é produzido em todo o Brasil. Seu uso objetiva aumentar a resistência do organismo, além do alívio da tensão e do combate à insônia.
O mel jataí é produzido em todo o Brasil e tem cor clara e sabor levemente ácido. Ele é ótimo para amenizar os sintomas de gripes por ter ação descongestionante, além de também funcionar como um aliado para aumentar a imunidade do organismo.
Caixas para criação de abelhas rendem R$ 75 mil por mês para empreendedor.
Na apicultura tradicional, o produtor colhe o mel apenas uma vez por ano, sendo cerca de 15 quilos por colmeia. Já na apicultura migratória, ele pode conseguir até três vezes mais.
Segundo Adelmo, uma colmeia convencional produz em média 30 quilos de mel por ano. No sistema de condomínio, ela chega fácil aos 150 quilos. Toda a produção segue para uma cooperativa que atende pelo menos outros 200 apicultores da região.
Um Apicultor ganha em média R$ 1.