Adultos e crianças acima de 12 anos: três gotas de OTOSPORIN® devem ser inseridas na orelha afetada, três a quatro vezes ao dia, por um período de sete a dez dias, ou de acordo com as orientações médicas.
Como forma de prevenção da dor de ouvido, aconselha-se pingar 2 gotas de álcool a 70% em cada ouvido da criança ou do bebê, sempre que ele sair da água da piscina ou do mar. Essa dica é boa especialmente para aquelas crianças que já sofreram com mais de 3 quadros de dor de ouvido no mesmo ano.
A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido.
Geralmente admite-se um prazo máximo de 48 a 72h para a resposta aos medicamentos tipo antibiótico, sejam eles de uso tópico (local) ou uso oral. Se até esse prazo não for observada melhora dos sintomas é necessária orientação para uma outra opção.
Solução indicada para tratamento de otites em cães e gatos. Otospan destina-se ao tratamento das otites externas, agudas ou crônicas dos animais, causadas ou complicadas por bactérias sensíveis à Polimixina B e a Neomicina.
Indicada no tratamento de otites externas agudas e nas exacerbações agudas de otite externa recorrente, causadas por bactérias e fungos. Pode ser utilizada apenas em cachorros.
Água com sal para otite canina Dissolva uma colher de chá de sal em um copo pequeno de água morna, depois umedeça as orelhas do seu cachorro com a solução. O sal é um excelente antisséptico e será de grande ajuda para tratar a presença de ácaros e fungos atuando assim como uma das opções de remédio para otite canina.
É possível dar remédio de humanos para tratar otite canina desde que o uso do medicamento tenha sido recomendado por um veterinário. Nesse sentido, a Dra. Juliana diz que diversos medicamentos humanos podem ser aplicados nos cães, já que possuem o mesmo princípio ativo de certos fármacos de uso veterinário.
Cães: injeção intravenosa ou intra- muscular na dose de 0,4 mg de butil- brometo de hioscina e 50 mg de dipirona por Kg de peso corporal, correspondendo a 1 mL / 10 Kg de peso corporal. Doses máximas para cães: 1 a 2,5 mL. Buscopan® Composto pode ser novamente utilizado após 3-4 horas da primeira aplicação.
Quais medicamentos humanos são seguros para cães e gatos?
A primeira coisa que você deve fazer é levar seu cão para uma consulta com o veterinário. É lá que o profissional fará um exame no condutor auditivo do animal para conferir se há algum corpo estranho dentro do ouvido, checar como está a inflamação e se o problema é muito grave.
Causada muito pela ação dos carrapatos, a vasculite cutânea pode afetar as orelhas e o interior dos ouvidos. Os vasos sanguíneos do pavilhão auricular se inflamam e aparecem feridas e crostas nas bordas exteriores, gerando muita dor. A otite é um dos problemas que causam essa agitação violenta da cabeça.
De acordo com os especialistas, 90% das infecções fúngicas acontecem nos ouvidos. Para tratá-las, misture 1 parte de vinagre com 1 parte de água e lave a orelha do cão suavemente com esta solução em uma seringa (use 5ml para cada 20Kg de peso).
A prescrição dos medicamentos homeopáticos baseou-se na lei dos semelhantes, e o tratamento determinado foi Hamamelis virginiana 6CH, Bellis perennis 6CH e Rhus toxicodendron 6CH, por vinte e cinco dias.
Vinagre no tratamento caseiro da dermatofitose canina
Fungos e bactérias: a principal causa da dermatite infecciosa é a proliferação de fungos ou bactérias. Uma das formas mais comuns do problema, ela costuma estar associada a um sistema imunológico comprometido ou a uma doença de base que afeta o cachorro.
Olha só o que você pode fazer para evitar o problema:
A melhor maneira de servir o vinagre de maçã é o diluindo bem em água ou misturando à comida, sempre quando o animal estiver de estômago cheio (para evitar irritações gástricas). Uma colher de chá de 2 a 3 vezes por semana é suficiente como uso preventivo de doenças.
cetoconazol
Para cães, no tratamento das micoses cutâneas, administrar diariamente, por via oral, 1 (um) comprimido contendo 400 mg de cetoconazol para cada 40 kg de peso corporal, equivalente a 10 mg de princípio ativo / kg de peso / dia. As dosagens poderão ser ajustadas a critério do Médico Veterinário.
Para dermatomicoses, incluindo tinha do corpo, do pé, crural e infecções por Cândida, fluconazol deve ser administrado em dose oral única semanal de 150 mg. A duração do tratamento é geralmente de 2 a 4 semanas, mas nos casos de Tinea pedisum tratamento de até 6 semanas poderá ser necessário.
As dosagens indicadas para cães são 44mg/kg e para gatos 22mg/kg a cada 8 ou 12 horas.
1 dose única semanal de fluconazol até que a unha infectada seja totalmente substituída pelo crescimento (o que demora de 3 a 6 meses nas mãos e de 6 a 12 meses nos pés, mas isso pode variar de pessoa para pessoa).
Em casos mais acentuados, recomenda-se o uso de comprimidos junto ao tratamento tópico. Os mais usados são o Fluconazol, Itraconazol e Cetoconazol, devendo ser tomados com água no mínimo uma vez ao dia no período de um a três meses, dependendo da avaliação médica.
Para dermatomicoses, Tinea pedis, Tinea corporis, Tinea cruris e infecções por Candida, deve ser administrada 1 dose única semanal de fluconazol de 150mg. A duração do tratamento geralmente é de 2 a 4 semanas, mas nos casos de Tinea pedis poderá ser necessário um tratamento de até 6 semanas.
Tem q tomar os dois comprimidos de Fluconazol de uma vez só? A princípio, você deve usar 1 comprimido de 150mg dose única e repetir a dose em 72hs caso os sintomas não melhorem, mas converse com seu médico para verificar a orientação mais adequada para seu caso.