O sistema respiratório possui como função principal capturar o oxigênio necessário para as células do corpo e eliminar o gás carbônico. Sabemos que os seres humanos realizam dois tipos de respiração: a chamada respiração celular e a respiração pulmonar. ... Esses três últimos formam o órgão conhecido como pulmão.
Componentes do epitélio: Células caliciformes – produção de muco. Células colunares sensoriais – receptoras sensoriais com terminações nervosas na base. Células basais – células tronco do epitélio. Células granulares – regulam a secreção do muco pelas células caliciformes e regulam o batimento dos cílios.
Formada por epitélio respiratório, cartilagem hialina – tireoide, cricoide e maior parte da aritenoides – e elástica, ligamentos e músculos voluntários. A epiglote é um prolongamento que se estende da laringe na direção da faringe, responsável por abri-la e fechá-la.
O epitélio respiratório é caracterizado por ser pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes, é um epitélio de revestimento altamente especializado, as células caliciformes e os cílios são importantes mecanismos de defesa desse epitélio, o muco e os movimentos ciliares retém partículas provenientes ...
Os alvéolos são revestidos por uma camada de células epiteliais, denominadas de pneumócito tipo I e pneumócito tipo II. Os pneumócitos tipo I são células pavimentosas, com pequena quantidade de citoplasma. Essa característica facilita a passagem de gases. Os pneumócitos tipo II são células ovais e volumosas.
Nos alvéolos realizam-se as trocas gasosas entre o meio ambiente (o ar) e o organismo (através do sangue), graças à membrana muito fina que os reveste e abriga inúmeros vasos sanguíneos bem finos, os capilares.
Constituem a menor unidade funcional do aparelho respiratório. É nos alvéolos pulmonares que ocorre a troca gasosa (hematose pulmonar) entre o meio ambiente e o organismo, graças a uma membrana muito fina, a membrana alvéolo-capilar, que separa o ar do sangue.
Quando uma pessoa respira muito rapidamente, por sua vez, ocorre a diminuição do gás carbônico no sangue e o aumento do pH. Nesse caso, estamos falando de uma alcalose e ela também pode representar risco de morte, se for acentuada. Alguns dos sintomas podem ser respiração ofegante, rigidez muscular e convulsões.
A inspiração e a expiração são processos que controlam a entrada e a saída de ar e são determinados pela movimentação dos músculos intercostais e do diafragma.
A inspiração é um fenômeno ativo de expansão da caixa torácica, decorrente fundamentalmente da contração dos músculos inspiratórios, que constituem uma verdadeira bomba respiratória. Músculos expiratórios: a expiração normal é feita de forma passiva pelo relaxamento dos músculos diafragma e intercostais externos.
– Capacidade Inspiratória (CI): é a soma do VC e do VRI; – Capacidade Residual Funcional (CRF): é a soma do VRE e do VR; – Capacidade Vital (CV): é a soma do VC, do VRI e do VRE; – Capacidade Pulmonar Total (CPT): é a soma de todos os volumes pulmonares (VC, VRI, VRE e VR) e em condições normais é de cerca de 5800ml.