Os fatores locacionais da indústria determinam ou interferem no processo de distribuição das fábricas pelo espaço geográfico. O processo de industrialização das sociedades configura-se como um dos mais importantes elementos de produção e transformação do espaço geográfico.
Resposta. Resposta: Recursos naturais, mão de obra e incentivos fiscais.
A disponibilidade de mão de obra qualificada e de preferência barata juntamente com os incentivos fiscais dos governos nacionais, estaduais e municipais são os novos fatores locacionais aproveitados pelas indústrias de alta tecnologia.
A resposta para essas questões é chamada de fatores locacionais, que são as vantagens competitivas que as empresas e as indústrias veem em um determinado local que atraem seus respectivos investimentos.
Os fatores locacionais são aqueles que levam as pessoas ou as indústrias se situarem em determinado local, esses fatores são de grande importância para compreendermos a industrialização e os fatores em torno delas, eles podem ser os preços das taxas de juros, empregatícios e etc.
Parques tecnológicos, são áreas destinadas ao desenvolvimento de tecnologia, o Polo Tecnológico de Campinas é um exemplo. São 3 os fatores mais importantes: - Mão de obra qualificado: geralmente se instalam perto de grandes polos tecnológicos com universidades e laboratórios tecnológicos.
Dentre as indústrias tradicionais, ligadas à Primeira e à Segunda Revolução Industrial, predominam como fatores locacionais:
Necessidade de aumento da produção dos bens de consumo - para suprir as necessidades mais básicas da população, como comida e vestimenta. ... Disponibilidade dos recursos naturais (principalmente o carvão e ferro) - que deveriam ser usados para a fabricação dos bens de consumo.
Alguns dos principais fatores que influenciam na localização das indústrias são: mão de obra disponível e a qualidade e valor delas; incentivos fiscais para pagar menos imposto naquela região; disponibilidade de matéria-prima; viabilidade logística de transporte; e possibilidade de instalação.
Maior disponibilidade de mão de obra, mercado potencial e facilitação logística para escoamento da produção são os principais fatores influenciadores da localização das indústrias inglesas.
O apartheid teve seu fim em 17 de março de 1991, pelo presidente Frederick de Klerk, por um conjunto de fatores como a escassez do domínio branco na África do Sul, a intensificação de manifestações contra o sistema e com a volta da legalidade do CNA.
O destaque na sua industria é o setor automobilistico, aeronáutico, alimentício e a agropecuária. Também deve-se considerar o turismo, os produtos químicos e o turismo. Já em relação ao Reino Unido em 2015 tinha o PIB em 2,849 trilhões de dólares sendo comércio e serviços responsável por 78,2% desse valor.
Atualmente, o país se destaca pela grande diversidade nas atividades indústrias, abrigando um moderno parque industrial com construtoras de automóveis, aviões e aerobarcos. Outros aspectos importantes são os centros financeiros, comerciais, portuário, turismo, além das indústrias têxteis, química e petroquímica.
Resposta. Os principais fatores determinantes da localização das indústrias são: transporte, mão-de-obra, matéria-prima, energia, incentivos fiscais, entre outros.
Tecnologia: 7 grandes avanços na Indústria Alimentar
Resposta. No início, as indústrias se localizavam próximas da matéria prima, do trabalhador e de fácil acesso para o mercado consumidor. Mas com a urbanização e o encarecimento do solo urbano, as indústrias procuraram se concentrar na periferia (ainda próximo dos trabalhadores).
Resposta. As principais regiões industriais da França são as regiões de Paris, Lyon e Alsácia-Lorena. Paris, além da capital, é o principal centro financeiro, econômico e cultural do país.
As indústrias estão instaladas em locais estratégicos, perto das fontes de matérias-prima, nas áreas de produção pecuária estão os parques produtivos no segmento de frigoríficos, curtumes, laticínios, já em áreas de produção agrícolas se encontram instaladas fábricas de óleos vegetais, produção de trigo, produção de ...
Resposta. Resposta: a) No padrão novo, industrial norte-americano destacam-se as indústrias de alta tecnologia, e em especial as dos setores de informática, eletrônica, biotecnologia e aeronáutica.
Entre as atividades industriais que mais se destacam na região sul estão aquelas ligadas aos ramos metalúrgico (indústria de bens de produção), automobilismo (indústria de bens de consumo duráveis), têxtil e alimentícios (indústria de bens de consumo não duráveis).
b) Essas indústrias de novo padrão estão localizadas em duas grandes áreas: oeste e Sun Belt. No oeste, destacam-se Califórnia, principalmente o Vale do Silício, e litoral noroeste (Seattle e Portland). Trata-se de uma área estratégica para o comércio internacional, pois está na Bacia do Pacífico.
O novo padrão industrial americano, característico da terceira Revolução Industrial, fundamenta-se nas indústrias de tecnologias de ponta, destacando-se informática, mecatrônica, aero espacial, telecomunicações, nanotecnologia, química fina, biotecnologia ou engenharia genética.
ESTADOS UNIDOS E OS ESPAÇOS INDUSTRIAIS.
Os Estados Unidos é um dos países mais industrializados do mundo atual. Cerca de 24% do PIB norte-americano é gerado pelo setor industrial, sendo que, aproximadamente, 20% da mão de obra do país está empregada nas indústrias.
Seguindo o padrão das grandes regiões agrícolas - os belts -, a atividade industrial norte-americana também é organizada em cinturões, determinados por diversos fatores, sobretudo as características assumidas pelo país em escala global.
região nordeste
Quantas empresas estão nos Estados Unidos? Nos EUA, existem 18.