Descarbonização, ou descarburação, é o processo oposto ao da carburação, nomeadamente a redução de conteúdo de carbono. Descarbonização ocorre quando o metal é aquecido a temperaturas de 700 °C ou acima, quando o carbono no metal reage com os gases contendo oxigênio ou hidrogênio. ...
A descarbonetação pode ocorrer durante qualquer tratamento térmico e deve ser evitada pelo seu efeito danoso na superfície da peça acabada. O uso de atmosferas de proteção pode reduzir ou eliminar a descarbonetação. Outras técnicas como o uso de coberturas de bórax ou vidro pode reduzir os efeitos de descarbonetação.
De maneira geral, a nitretação é um processo termoquímica ao qual se insere, por difusão, nitrogênio na superfície do material. Diferente de tratamentos como a têmpera nos aços, a nitretação não envolve um resfriamento rápido, mas apenas um aquecimento do material ao máximo de 600°C./span>
Nitretação é um tratamento termoquímico da metalurgia em que se promove enriquecimento superficial com nitrogênio, usando-se de um ambiente nitrogenoso à determinada temperatura, buscando o aumento da dureza do aço até certa profundidade.
Nitretação é um processo de difusão gasosa no qual o nitrogênio é absorvido na superfície do aço (Fig. 2). O processo começa na superfície da peça com a formação de uma camada composta (conhecida como camada branca) que depende muito da composição do aço (e principalmente do teor de carbono)./span>
Tratamentos termoquímicos são processos que visam a adição, por difusão, de carbono, nitrogênio ou boro na superfície do aço. Como a difusão desses elementos nos aços só é significativa em altas temperaturas (500 a 1000ºC), o tratamento é denominado termoquímico.
A cementação sólida ou em caixa é realizada inserindo a peça dentro da caixa feita em aço, e dentro desta caixa é colocado um pó cementante rico em carbono, geralmente compostos de carvão e ativadores que podem ser carbonatos alcalinos.
O processo de boretação consiste em saturar com boro a superfície de aços e ligas metálicas. Essa saturação fornece a superfície um incremento de propriedades não intrínsecas ao metal de base tais como: dureza, resistência à abrasão e corrosão.
A partir do perfil de durezas, determinar a profundidade da camada cementada pelo critério NHT, que corresponde à profundidade em que a dureza do material é 50 HV maior que a dureza da matriz.