EQST

O Que Significa TCE Em Enfermagem?

O que significa TCE em enfermagem?

O traumatismo crânioencefálico (TCE) é uma lesão decorrente de um trauma externo, que tenha como consequência alterações anatômicas do crânio, como fratura ou laceração do couro cabeludo, bem como o comprometimento funcional das meninges, encéfalo ou seus vasos, resultando em alterações cerebrais, momentâneas ou ...

Qual o tratamento TCE?

O tratamento para traumatismo craniano depende do tipo, gravidade e extensão das lesões no cérebro e é indicado por um neurologista após a realização de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, no entanto, pode ser necessário atendimento de médicos de outras especialidades, como o ortopedista, por exemplo.

Qual a complicação mais grave que pode ocorrer no TCE com aumento da pressão intracraniana?

O edema ou hiperemia (aumento do fluxo sanguíneo devido ao aumento do número de vasos sanguíneos) pode ocorrer como hematoma que comprime o tecido cerebral, resultando em sinais de aumento da pressão intracraniana. Quando tanto compressão como edema ocorrem, a mortalidade e morbidade podem ser significantes.

Quais as chances de sobreviver a um traumatismo craniano?

As consequências de um traumatismo craniano são bastante variáveis, podendo haver uma recuperação total, ou até mesmo a morte.

O que é inchaço no cérebro?

Edema cerebral é o acúmulo excessivo de líquido (edema) nos espaços intracelular e/ou extracelular do cérebro. Isso geralmente causa comprometimento da função nervosa, aumento da pressão dentro do crânio e pode levar à compressão direta do tecido cerebral e dos vasos sanguíneos.

Quais os sinais e sintomas do aumento da pressão intracraniana?

Os sinais e sintomas de hipertensão intracraniana podem incluir:

  • Dor de cabeça persistente;
  • Alteração no nível de consciência;
  • Vômitos;
  • Alterações na visão, como pupilas dilatadas, pontos escuros, visão dupla ou embaçada;
  • Zumbido no ouvido;
  • Paralisia de um membro ou de um lado do corpo;
  • Dor nos ombros ou pescoço.

Quando a pupila dilata significa o quê?

As pupilas são peças fundamentais para o funcionamento apropriado do corpo humano, sendo responsáveis pelo controle da entrada de luminosidade e da nitidez da visão. Quando há muita luz, elas ficam contraídas, mas quando a luz é pouca, elas dilatam.

Como é a pupila de um morto?

No paciente com morte encefálica, as pupilas devem estar midriáticas, com dilatação média ou completa (3 a 9 mm) e devem estar centradas na linha média. A forma da pupila não é importante para o diagnóstico de morte encefálica, mas sim a sua reatividade.

Como a pupila reage à luz?

Isso acontece porque o tamanho da pupila (a bolinha preta que temos no centro da íris) muda de acordo com a entrada da luz em nossos olhos. Quanto menos luz tiver no ambiente, a íris (a parte colorida do olho) relaxa e a pupila dilata de modo que receba mais luz e se há mais luz, a íris se contrai e a pupila se fecha.