A medula óssea produz muitos tipos de leucócitos, os quais são necessários para um sistema imunológico saudável. Estas células tanto previnem quanto combatem infecções. Existem cinco tipos principais de células brancas ou leucócitos: Linfócitos Linfócitos são produzidos na medula óssea.
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas e consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.
– A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. – A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções. – O procedimento leva em torno de 90 minutos. – A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.
Sinais e sintomas
As principais formas de prevenção são recomendações simples: lavar as mãos, não fumar, evitar aglomerações e se vacinar. Atualmente, existem vacinas disponíveis para a pneumonia pneumocócica que, mesmo não sendo capazes de prevenir todos os casos de pneumonia, podem evitar as formas mais graves.
Alimentos que podem prevenir o câncer
Veja a seguir 3 receitas naturais que ajudam a prevenir o câncer:
Perda de peso inexplicável (pode estar ligada a diversas variações da doença) Dor inexplicável (pode indicar vários tipos de câncer) Sangramento inexplicável (pode estar ligado a cânceres no intestino, na medula ou na vulva) Ferida que não cicatriza (por estar ligada a diversas variações da doença)