Exames laboratoriais O diagnóstico de malária é feito com o achado de parasitas no sangue do paciente, examinado por microscopia de amostras de sangue em lâminas de vidro, em gotas espessas ou esfregaços. O exame deve ser feito por um uma pessoa treinada, e permite a identificação da espécie de plasmódio envolvida.
A UPA Campos Sales realiza por mês, em média, sete mil exames laboratoriais, além de testes rápidos para diagnosticar doenças como dengue, malária e HIV.
Merozoíto é um estágio do Plasmodium, causador da malária. Ele é o produto da reprodução dos esporozoítos no fígado humano. Esses merozoítos que vão atacar as hemácias e se reproduzirão, provocando a lise do glóbulo vermelho caracterizando os intervalos de febre e calafrio típicos da malária.
substantivo masculino [Biologia] Célula multinucleada em alguns esporozoários, formada pelo crescimento de um trofozoíta em uma célula do hospedeiro e que se segmenta diretamente em merozoítas.
A divisão múltipla, ou esquizogonia, é um tipo de reprodução assexuada que pode ser observado em protozoários e dá origem a várias células-filhas.
vivax e P. ovale, durante a esquizogonia hepática, ocorre a formação de estruturas que ficam dormentes no fígado, denominadas de hipnozoítos, os quais podem se reativar meses depois, levando o paciente a apresentar recaídas da Malária, mesmo fora de área endêmica. Figura 1: Ciclo de transmissão da Malária.
Formas graves da malária falciparum e se caracterizam por circularem no sangue as formas assexuadas do parasito. Outras características que podem estar presentes são: a) Hiperparasitemia (mais de 5% das hemácias parasitadas);
Ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, quando infectada pelo Plasmodium spp.