A principal função da serapilheira na natureza é fazer o reaproveitamento de nutrientes. Por meio da decomposição, a serapilheira libera minerais essenciais para o solo, servindo de alimento para as plantas, favorecendo o crescimento e dando suporte para a vegetação presente nele.
Serrapilheira: São as folhas, flores, frutas que caem das árvores e formam no chão uma camada dessas matérias. ... O dossel é o resultado de vários galhos e folhas empilhadas e tem como importância o guardar de inúmeras espécies e biodiversidade, ele também serve como forma de proteger o solo de pancadas de chuvas.
Resposta. Os seres decompositores nutrem-se dos restos de seres vivos, tais como plantas e animais, e liberam na natureza sais minerais e outros nutrientes, a decomposição é fundamental para a manutenção da cadeia alimentar, além de evitar que o planeta seja um grande depósito de seres mortos.
A perda da maior reserva de biodiversidade do planeta e a poluição do solo e de ambientes aquáticos também são graves consequências geradas pelas queimadas. Além disso, o desmatamento é responsável por aumentar o escoamento da água e, consequentemente, a descarga dos rios.
Vários são os fatores bióticos e abióticos que afetam a produção de serapilheira, como o tipo de vegetação, altitude, latitude, precipitação, temperatura, disponibilidade hídrica, evapotranspiração e característica do solo (FIGUEIREDO FILHO et al., 2003).
Húmus é o produto resultante da matéria orgânica decomposta, a partir do processo digestório das minhocas, formando uma compostagem natural, agregando ao solo os restos de animais e plantas mortas e também seus subprodutos.
Resposta: Diminuição da formação de serrapilheira, empobrecendo o solo, redução da biodiversidade, aumento de problemas respiratórios nas populações locais, impactos econômicos, redução da evapotranspiração florestal e mudanças climáticas.
Bactérias decompositoras e saprófitas, juntamente com os fungos, são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica oriunda de organismos mortos e resíduos, como fezes e urina, transformando-a em moléculas de composição mais simples: papel essencial para que os ciclos do nitrogênio e oxigênio sejam desempenhados.