A nicotina, que é encontrada em todos os derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, narguilé, entre outros) é a droga que causa dependência. Essa substância é psicoativa, isto é, produz a sensação de prazer, o que pode induzir ao abuso e à dependência.
Conheça os alimentos que ajudam a eliminar a nicotina
Bem, o tabaco é rico em uma substância chamada nicotina, que estimula a produção de dopamina, um dos maiores mediadores químicos das células, que atua nos centros de prazer do cérebro. Sem a nicotina, o cérebro do dependente recebe menos dopamina. Para compensar, o organismo produz mais noradrenalina.
Para fumantes e ex-fumantes: estes alimentos vão expulsar a nicotina do seu corpo!
Nos fumantes, a alta quantidade de nicotina no sangue faz com que os neurônios Pomc produzam continuamente as substâncias que ativam os receptores de melanocortina. Esses receptores ativados inibem o apetite. O fumante perde peso ou tem maior dificuldade de engordar.
A nicotina, presente no cigarro, acelera o metabolismo, ou seja, estimula a queima de calorias pelo organismo. "Ao parar de fumar, portanto, você precisa dar atenção especial ao que consome até que seu metabolismo se restabeleça novamente", aponta o pneumologista Ricardo.
NiQuitin Adesivo 14mg, caixa com 7 adesivos transdérmicos.
O adesivo deve ser colocado sobre a pele, em qualquer parte do corpo que não esteja coberta de pelo, sua estrutura libera nicotina sem interrupções por 24 horas, ajustando o pico de absorção entre quatro e nove horas depois do contato com a pele do usuário.