Normalmente, mulheres com prótese de silicone podem amamentar. O implante, em si, não impede a amamentação. O problema pode ocorrer no tipo de cirurgia escolhida, que envolve o local do corte e a região onde o implante é colocado.
Próteses de silicone não são fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, porém podem dificultar o diagnóstico da doença.
A síndrome ainda não é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas médicos afirmam que em alguns casos o silicone pode provocar dores crônicas, dores no peito, calafrios, cansaço, perda de cabelo e distúrbios do sono.
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa. Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos.
“Nódulo mamário é o termo técnico para o que a população geralmente chama de caroço no seio, e é usado antes da confirmação do diagnóstico. Eles podem corresponder a alterações benignas da mama ou câncer. As alterações benignas são as mais comuns, principalmente se considerarmos as mulheres mais jovens”, declara.