Resposta. Os macrófagos são considerados fagócitos profissionais, cuja função primária é fagocitar particulas, sejam elas restos celulares, particulas inertes ou microorganismos. Eles localizam envelopam (ingere) as particulas que serão fagocitadas destrói e depois digere.
Os granulócitos são células de defesa do organismo, caracterizadas pela presença de grânulos em seu interior. São produzidos na medula óssea, encontrados na corrente sanguínea e compreendem os neutrófilos, eosinófilos e basófilos.
Os polimorfonucleares compreendem os granulócitos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. A medula produz em média 20 a 30 x 109 polimorfonucleares por dia. O que permite a diferenciação entre os polimorfonucleares são as granulações secundárias formadas a partir do estágio de mielócito.
Polimorfonucleares são glóbulos brancos (leucócitos) que englobam os neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Os leucócitos são produzidas na médula óssea e se encontram presentes no sangue, órgãos linfóides, linfa e vários tecidos conjuntivos.
Os leucócitos polimorfonucleares são células fagocitárias importantes nos mecanismos de imunidade natural e adquirida contra patógenos.
Polimorfonucleares neutrófilos (Figura 18) – São células pequenas de aproximadamente 7 micra, com núcleo segmentado de até 5 lobulações. Nos processos inflamatórios estão presentes em grande número, transformando, por vezes, os esfregaços em esfregaços purulentos.