Catalisador é uma substância química que não participa da reação química. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação. O catalisador acelera a reação, mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. ... O catalisador não altera a variação de entalpia.
Assim, quando aumentamos a pressão sobre o sistema, o volume diminui e as moléculas ou partículas dos reagentes ficam mais próximas umas das outras, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de colisões entre essas partículas e, consequentemente, a velocidade da reação aumenta.
O aumento na temperatura aumenta a energia cinética das partículas dos reagentes, aumentando a quantidade de choques efetivos e a velocidade das reações. Quanto maior for a temperatura, maior será a velocidade de uma reação.
A temperatura é diretamente proporcional à velocidade das reações. Dessa forma, um aumento de 10ºC, por exemplo, faz com que a velocidade da reação seja duplicada.
Portanto, temos que com o aumento da temperatura, as moléculas começam a agitar em maior grau, (aumento da energia cinética), ficando mais afastadas entre si, ocupando maior espaço, pois dentre as duas forças atuantes (de atração e de repulsão), a força de repulsão é maior, pois essas forças não são simétricas.
Sendo possível medir a temperatura em três locais do corpo: Oral (na boca): coloca-se o termômetro sob a língua e, com os lábios, mantém-se o termômetro fixo, que deve ser mantido nessa posição durante três minutos. Retal: para esse método, utiliza-se um termômetro retal.
Boca. Coloca-se o termómetro sob a língua, com a boca fechada e aguarda-se um a dois minutos para que a leitura seja efetuada. Atualmente, também existem chupetas digitais para o efeito. Evite bebidas quentes ou frias 15 minutos antes da medição.