Camarões Defumados Se a umidade atmosférica for alta, o tempo de fervura é mais curto. As caudas são secas no ar ou por ventiladores; Depois deste processo eles são colocados em bandejas de tela untadas com azeite e colocadas no defumador, onde haja uma fumaça densa com temperaturas superiores a 27oC.
Extração da cabeça de camarões frescos: deverão ser bem lavados, retirando-se o excesso de água; após deverão ser fervidos em salmoura (12,5%) durante 5-8 minutos. Se as caudas (corpo) forem pequenas, ferve-se por tempo mais curto. Se a umidade atmosférica for alta, o tempo de fervura é mais curto.
Diminua a temperatura pra 160ºC (médio) e deixe no forno por uns 50min, até que os camarões estejam bem secos, alaranjados e perfumados. Retire do forno, deixe amornar e use como quiser, tanto como petisco, como em outras receitas (acarajé meio apaulistado, vatapá). Guarde num pote fechado por até 1 mês na geladeira).
Modo de Preparo Ferva o camarão em um litro de água para retirar o excesso de sal, durante 10 minutos. Escorra e lave em água corrente por mais cinco minutos.
Use cachaça: além de amaciar a carne do peixe, a cachaça mascara e reage com o gosto do peixe.
Basta encher uma xícara ou qualquer outro recipiente com pó de café ou bicarbonato de sódio, colocar dentro do eletrodoméstico após a limpeza e deixar por pelo menos 24 horas. Se preferir, troque esse pó a cada 30 dias e lave a geladeira novamente para garantir a eficácia do truque de limpeza.
Uma dica muito legal que agiliza a higienização do camarão é usar vinagre para tirar a casca. O truque é simples: basta você deixar o camarão marinando alguns minutos no vinagre até a casca soltar com mais facilidade.
Modo de Preparo
Para isso, enfie o dedo onde tirou as patinhas e já puxe a casca. Depois, com uma faca (pequena. de preferência), faça um corte nas “costas” do camarão. Além disso, com a ajuda de um palito de dentes puxe aquela tripa preta que tem e jogue fora. Por fim, lave os camarões e já pode usar.
Segure o camarão com firmeza e comece a empurrar a ponta na cavidade. À medida que o "dente" do garfo se aprofunda no corpo do camarão, ele ficará mais reto e, com a pressão aplicada, a coluna será quebrada, retirando também a casca, ou seja, realizando a limpeza e o descasque de uma só vez.
Use uma tesoura. Se preferir usar uma tesoura de cozinha, corte a casca por cima do corpo do camarão, abra-a e arranque-a. Este Método pode acabar cortando um pouco mais o marisco, embora seja mais fácil para arrancar a casca. Qualquer técnica funciona bem.
Para não errar mais, a nutricionista explica que é só pegar a pontinha da faca, uma tesoura pequena ou um palito de dente para tirar as tripas. Em seguida, basta lavar o crustáceo com água corrente. Sim, dá um trabalhinho.
É para comer camarões sempre com garfo: espete-o em seu lombo e com uma faca retire a cabeça (caso haja). Seguidamente levante a casca e retire a carne. Se comer contra as regras de etiqueta (com as mãos) pingue umas gotas de limão nas pontas dos dedos para retirar o odor e seque-os com um lenço.
Verifique se o camarão está fresco.
4 minutos
A tripa é a barrigada do camarão, um fio preto vai de cima a baixo do camarão e é facil verificar, usá-lo com a tripa vai deixar seu prato ruim. Durante a limpeza, deixe-os de molho em uma tigela com água gelada e, à medida que for limpando, continue deixando-os na água gelada até hora do preparo.
Com o método de preparação certo podem-se tornar num petisco delicioso e crocante. As cascas, logo a seguir às cabeças, são as partes menos apelativas do camarão, mas saiba que as pode comer. Só precisa de as cozinhar e temperar bem para que se tornem num petisco crocante e saboroso.
Os camarões são onívoros e consomem uma grande variedade de alimentos no oceano. Sua principal presa é algas, plâncton e partículas de plantas, mas o camarão adora comer peixes pequenos.
O camarão é rico em vitaminas, como as do complexo B, que atuam no metabolismo; vitamina D e vitamina E, que previne o aparecimento de doenças neurológicas. O camarão é também uma boa fonte de ômega-3 os ácidos gordos, que reduzem o risco de problemas cardiovasculares, pois reduz o colesterol no sangue.
Os camarões são fonte da chamada “proteína completa”, que fornece todos os componentes básicos necessários para a produção de novas proteínas. Cerca de 100 gramas de camarões cozidos oferecem ao organismo cerca de 100 calorias e mais de 22 gramas de proteína.
Na casca do camarão há uma substância chamada de quitosana - ela é uma espécie de fibra, como as que estão presentes nas verduras. A casca deste alimento ajuda no bom funcionamento do intestino e também na redução dos níveis de colesterol no sangue, por que evita a reabsorção pelo intestino.
Os principais sintomas da alergia ao camarão são:
O camarão-rosa vive em regiões arenosas, de pouca profundidade. É um bom nadador, com apenas um movimento da cauda aberta, faz com que se movimente para trás. Sua alimentação é composta de pequenos animais ou matéria orgânica em decomposição.