1 - Para ter uma noção do tamanho do Sol, pode-se calcular o seu diâmetro. Segundo estimativa dos cientistas, o diâmetro do Sol mede aproximadamente 1 391 400 km. Represente este valor em notação científica. O número 1 391 400 se aproxima da ordem de grandeza 1 000 000 ou seja, 106.
O Sistema Solar
Ou o sistema planetário em 1 km
milhas
Explicação passo-a-passo: Então a distância entre Urano e Vênus é: 19 – 0,7 = 18,3 UA.
Resposta. Uma translação completa ao redor do Sol leva 1 ano sideral ou dias solares a uma velocidade orbital média de 29,78 km/s. Durante o periélio, a Terra fica a cerca de 147 milhões de quilômetros, e durante o afélio, a cerca de 152,1 milhões de quilômetros do Sol.
Viajando com sua velocidade típica, a luz do Sol (e seu calor também) demora quase 13 minutos para chegar até a superfície do planeta vermelho. Para a Terra, esse tempo é de oito minutos. E para Plutão, o planeta mais distante do Sol, a luz da estrela demora cerca de cinco horas e meia.
Ou seja, o mais antigo dos grãos de poeira encontrado no meteorito foi formado em estrelas que existiam muito antes do nosso Sistema Solar nascer - o saber científico atual estabelece que o Sol tem 4,6 bilhões de anos e a Terra, 4,5 bilhões de anos de idade.
Atualmente o Sol está em seu período de mínimo saindo do ciclo 24 e entrando no ciclo 25.
Apesar de o ciclo menor ter sido descoberto agora, em 2020, mais cinco anos devem ser necessários para que entremos em uma fase mais agressiva do Sol. É provável, inclusive, que este ciclo seja calmo, pois o 24º também foi relativamente quieto.
Como o Sol é uma esfera de plasma, e não é sólido, gira mais rápido em torno de si mesmo no seu equador do que em seus polos. Porém, devido à constante mudança do ponto de observação da Terra, na medida em que esta orbita em torno do Sol, a rotação aparente do Sol é de 28 dias.
O Sol é uma estrela relativamente pequena que já viveu 4,6 bilhões de anos, ou seja, metade da sua vida. Sabemos o tempo que o Sol vai viver justamente por sua massa e sua composição química. No núcleo solar, a temperatura e a densidade são gigantescas e causam fusão nuclear de hidrogênio em hélio.
A zona convectiva tem uma temperatura média de 2 milhões de Celsius. A superfície do Sol, por sua vez, chamada de fotosfera, apresenta uma temperatura média de 5000 Celsius.
As estrelas de sequência principal, chamadas de estrelas anãs, são a absoluta maioria das estrelas no Universo, o nosso Sol, por exemplo, trata-se de uma anã amarela, uma estrela de sequência principal de “baixa temperatura” quando comparada às estrelas mais quentes, como as anãs azuis.
O Sol é uma bola de hidrogênio que produz energia equivalente a 4 quatrilhões de bombas atômicas como a de Hiroxima. O Sol é movido a hidrogênio, que se funde no calor do seu núcleo numa reação parecida com um reator atômico. Ele transforma hidrogênio em hélio.
"A fonte de energia do Sol é uma reação chamada fusão nuclear, na qual quatro núcleos de hidrogênio são convertidos em um núcleo de hélio. "Nessa reação há excesso de massa de hidrogênio com relação ao núcleo final de hélio. ... "Desse modo o Sol terá combustível para queimar por 10 bilhões de anos.
O Sol é composto principalmente pelos elementos hidrogênio e hélio, mas também possui outros elementos como o ferro, níquel, oxigênio, silício, etc. Sua energia é criada na zona profunda do núcleo, com temperatura e pressão altíssimas e lá ocorrem as reações nucleares.
O Sol é a estrela do sistema solar. Todos os corpos celestes desse sistema, inclusive a Terra, giram em torno dele. O diâmetro do Sol é de 1,392 milhão de quilômetros. Ele é composto principalmente por hidrogênio e hélio, além de ferro, níquel, oxigênio, silício, carbono, nitrogênio, enxofre, etc.
O Sol é uma estrela, e nós, que estamos na Terra, somos o terceiro planeta que giramos em torno dele. Ele nos fornece calor e é uma grande fonte de energia luminosa, sendo fundamental para a sobrevivência de muitos seres vivos.
A luz do Sol é muito importante para manter a vida no planeta Terra. Ela é a nossa fonte primária. Todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a Fotossíntese através do Sol (da luz).
RIO - Assim como todas as estrelas, o Sol nasceu do colapso gravitacional de parte de uma gigantesca, densa e gelada nuvem molecular de gás e poeira.