O que causa diástase? Este afastamento é causado pelo excesso da pressão intra-abdominal, por ganho excessivo de peso ou gestação. Neste caso, é normal que durante a gravidez os músculos abdominais se afastem para comportar o bebê.
Uma barriga protuberante característica de muitas mulheres que foram mães - inclusive aquelas com peso normal - é na verdade uma condição médica que tem nome: diástase do reto abdominal, como é conhecida a separação entre os músculos superficiais do abdômen que ocorre pelo crescimento do útero durante a gravidez.
Pode ocorrer do edema local ser resolvido em longo prazo após cirurgias , contudo tem que ser excluído outras causas que podem estar trazendo essa sensação de inchaço abdominal como, por exemplo, sintomas dispépticos com empachamento, o que pode caracterizar uma doença funcional( Dispepsia).
As principais complicações da abdominoplastia são: seromas , deiscências de suturas, necrose de pele, diminuição ou perda de sensibilidade em alguma área do abdome ( transitória ou definitiva).
A dormência abaixo do umbigo é normal após abdominoplastia e geralmente se resolve em ate 6 meses.
Após a abdominoplastia é normal sentir dor na barriga devido à cirurgia e dor nas costas, pois passa-se alguns dias sempre deitado na mesma posição. Para aliviar a dor do abdômen é fundamental tomar os remédios prescritos pelo médico, como Paracetamol, cumprindo as quantidades e horas indicadas.
Bebidas que ajudam a desinchar após a cirurgia plástica
Geralmente, os resultados são visíveis logo após a cirurgia, ficando a barriga lisa, chapada e sem gordura, embora possa permanecer inchada e com hematomas durante cerca de 3 semanas, principalmente, quando se faz também uma lipoaspiração no abdômen ou nas costas, ao mesmo tempo.