abandono desabrigo desalinho desamparo desapego desarrimo descuido deserção deserto desistência desleixo desprezo desproteçajo esquecimento olvido rejeição renúncia repúdio desamor crueldade desafeição descaso desatenção desestima indiferença desconsideração desfeita desrespeito desdém altivez arrogância esquivança ...
E dessa incapacidade de compreensão aparece a Indiferença, que é a negação da diferença. É um bloqueio nas reações do inconsciente para com aquele que é distinto do “EU”. E, uma vez não havendo harmonia e compreensão pela incompatibilidade, adota-se a exclusão afetiva como solução.
A não-indiferença é a essência do valer". Isso quer dizer que não permanecemos indiferentes diante dos seres que constituem o nosso mundo familiar, pois constantemente atribuímos a eles valores bipolarizados: bom e mau, verdadeiro e falso, belo e feio, generoso e mesquinho, sublime e ridículo, e assim por diante.
A indiferença dói porque a comunicação é uma das necessidades mais importantes do ser humano. Quando você comunica uma determinada mensagem a um amigo, espera uma resposta.
Cada pessoa vive a depressão de um modo pessoal. Há quem experimente uma mescla de tristeza e raiva combinada com abatimento. Outros, ao contrário, só percebem um vazio e uma ausência total de emoções, caracterizada por não sentir absolutamente nada.
O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa que sofre com esse transtorno também é chamada de individuo esquizóide. A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.
3- Como ter ânimo na vida: esteja disposto a mudar de direção quando necessário
Muitas vezes, quando essa vontade de sumir dura dias seguidos e até meses, é necessário dar um pouco mais de atenção à essa questão, pois pode tratar-se de algum tipo de transtorno psíquico, como depressão, ansiedade, estresse, ou algum tipo de distúrbio hormonal, que esteja afetando o funcionamento do seu organismo ...
"Tem horas que da vontade de largar tudo, chutar o balde, e sair correndo sem parar, sem a intenção de voltar, correr para qualquer lugar e só parar para descansar, não da corrida, mas dos problemas da vida."
Tem horas que dá vontade de sumir, de ir pra longe. Aí eu lembro que não importa para onde eu vá, o que eu estou sentindo irá comigo também. Mais um dia sem você aqui. Triste, solitária eu só quero sumir.