A NR-23 é uma norma regulamentadora que dispõe informações e orientações acerca da proteção e combate a incêndios. Apesar disso, a norma não traz necessariamente medidas de prevenção que possam impedir a causa de um incêndio.
A Norma Regulamentadora (NR) 23 trata especificamente sobre a Proteção Contra Incêndios, se enquadrada como base para a execução de procedimentos administrativos dos Processos de segurança contra incêndio e pânico e nas vistorias técnicas das edificações, instalações e locais de risco e demais atividades realizadas ...
A Norma Regulamentadora 23 diz respeito as proteções contra incêndio que devem ser respeitadas pelas empresas no ambiente de trabalho.
As normas regulamentadoras são de observância obrigatória para as empresas privadas, públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados redigidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Quais são as principais NRs para a segurança do trabalho?
Para isso, porém, deve formar uma comissão de trabalho, composta por representantes do governo, empregadores e profissionais. Desta forma, garante que, de fato, as determinações estão de acordo com a realidade da operação. Atualmente, existem 35 NRs vigentes, sendo que a maioria teve seus textos otimizados.
Atualmente, existem 37 Normas Regulamentadoras em vigor no Brasil. Normas que tratam de temas diversos, como os trabalhos que envolvem eletricidade (NR 10), ou o trabalho a céu aberto (NR 21).
Conheça as 37 normas regulamentadoras em resumo.
Fiscalização das Normas Regulamentadoras (NRs) Apenas um órgão faz a fiscalização, controle e coordenação das atividades relacionadas à Segurança e Saúde Ocupacional em todo o Brasil. Essa responsabilidade é da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST), do MTE.