Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo. Os capilares, por sua vez, ligam as artérias às veias, realizando trocas gasosas entre o sangue e tecido.
vasos capilares são vasos de diâmetro muito pequeno como cabelo por isso "capilar". Eles possuem só uma camada endotélio pois com a baixa velocidade de fluxo sanguíneo local, são o ponto ideal para troca de oxigênio, substâncias nutritivas e resíduos metabólicos entre o sangue e o tecido.
Tem mais depois da publicidade ;) Os vasos sanguíneos são constituídos pelas túnicas íntima, média e adventícia. As túnicas nada mais são do que camadas em que há associação de diferentes tecidos. A seguir, veja algumas das principais características de cada uma das túnicas que formam os vasos sanguíneos.
Qual o comprimento dos vasos sanguíneos? O comprimento total dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) é de cerca de 100 mil quilômetros. Tendo em vista a circunferência da Terra que mede 40 075 km, os vasos sanguíneos, se alinhados, dariam duas voltas e meia no planeta.
Todas as artérias conduzem o sangue do coração para o corpo, exceto a artéria pulmonar. Saindo do coração pelo ventrículo direito, o tronco pulmonar se ramifica em duas artérias pulmonares: artéria pulmonar direita e artéria pulmonar esquerda, que também se ramificam através do hilo pulmonar.
Segundo Tirapelli, a veia jugular interna é a principal veia que drena o sangue dos segmentos cabeça e pescoço.
A VJI é a maior veia da região da cabeça e do pescoço e sua continuação do seio sigmoide drena as estruturas intracranianas, orbitais e superficiais da face e do pescoço8,9.
Ocorre quando as camadas internas da artéria, vaso do pescoço que ascende até o crânio, apresentam alguma lesão, e assim ocorre uma laceração interna, o desvio anormal do sangue internamente neste vaso, e sua circulação para o espaço “errado” dentro do vaso.