A tríade de romances indianistas de José de Alencar é composta pelas publicações O guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874), entre as quais as duas primeiras são tidas como principais.
Na prosa, José de Alencar traz um índio como herói nacional e fundador da nação. ... O próprio título, e nome da protagonista, é um anagrama de América, mostrando o índio como o verdadeiro brasileiro. Essa ideia do índio como o verdadeiro brasileiro será vista em outro momento, no Modernismo, estética do século XX.
O índio que foi demonizado, escravizado e morto pelos Europeus também teve uma valorização na cultura romantista. Os índios são muito importantes para a compreensão da literatura e de como ela passa a valorizar culturas diferentes da cultura Européia pelo menos nas literaturas e artes dos mundos "civilizados".
Rousseau - estado de natureza, o “bom selvagem” e as sociedades indígenas.
Substancialmente, o Indianismo está presente em nossas obras literárias românticas, enquanto idealização e valorização do índio, e também enquanto registro ou invenção imaginária de seu modo de vida, costumes e crenças, bem como de sua linguagem.
Confira algumas das principais produções do período regionalista: O Ermitão de Muquém (1864) e O Garimpeiro (1872) de Bernardo Guimarães; Inocência (1872), de Visconde de Taunay; O Gaúcho (1870) e O Sertanejo (1875), de José de Alencar; O Cabeleira (1876), Franklin Távora.
O Romance Urbano tem por característica abordar um enredo de disputas amorosas, intrigais entre casais e as desigualdades sócio-econômicas da época. Além disso, o desfecho da história comumente é feliz e com o amor como a salvação.
O Romance Urbano ou de Costumes, como também é conhecido, caracteriza-se pela descrição das paixões, dos interesses e do comportamento dos membros da elite carioca brasileira no início do século XIX. ...
José de Alencar, Manuel Antônio de Almeida, Joaquim Manuel de Macedo e Érico Veríssimo são os principais representantes do romance urbano brasileiro. Com Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, o romance urbano atingiu seu ápice.
O romance urbano, que tem por característica retratar a situação típica da vida nas cidades, com os seus lados positivos e negativos (como a miséria e a superexploração do trabalho) e servia de "espelho" para a população das cidades, que cresceu rapidamente no Brasil desde a década de 1920, de modo que cada vez mais as ...
- prosa urbana: como o próprio nome já diz, é uma narrativa direcionada à denúncia dos problemas das grandes cidades nos aspectos social e político. Retrata a influência do progresso nociva às relações humanas, pois acarreta em solidão, marginalidade, violência.
A prosa romântica regionalista no Brasil representa o povo, diferente dos nobres na Corte. Demonstra o ambiente rural, em oposição às cidades. Representam o sertanejo, as paisagens e os costumes do sertão.