De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a composição química do petróleo, no que tange à proporção de seus componentes, seria, de forma geral (podendo variar dependendo da amostra): Carbono: 82% Hidrogênio: 12% Nitrogênio: 4%
Principais produtos derivados do petróleo
Principais produtos
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, polímeros, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e ...
Nesta etapa, são recolhidos, principalmente, gás, gasolina, nafta e querosene. As frações mais pesadas são recolhidas na parte inferior da coluna.
“O refino é o conjunto de processos destinados a transformar o petróleo em derivados e é vital para que se garanta o abastecimento do País. Por esse motivo, é estabelecida constitucionalmente a garantia do fornecimento dos derivados de petróleo em todo o território nacional”, explicam os parlamentares.
A produção de derivados a partir do petróleo envolve, basicamente, três processos principais: Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação.
O coqueamento retardado é um processo de craqueamento térmico utilizado em refinarias de petróleo, com o objetivo de aumentar a conversão dos resíduos de destilação do petróleo (resíduos de vácuo, resíduos atmosféricos, óleos decantados), transformando-os em produtos mais leves e de maior valor agregado (Ellis e Paul, ...
O craqueamento soluciona esse problema, pois aumenta a quantidade e a qualidade da gasolina produzida. ... O craqueamento é realizado em colunas de fracionamento das refinarias de petróleo e existem dois tipos: o craqueamento térmico e o catalítico.
A indústria petroquímica é parte da indústria química. Caracteriza-se por utilizar um derivado de petróleo (a nafta) ou o gás natural como matérias-primas básicas. ... O refino de petróleo é parte da indústria do petróleo. A petroquímica é parte da indústria química.
É uma área muito importante, já que trata de combustíveis, cuja demanda cresce diariamente. Logo, a indústria petroquímica objetiva a transformação do petróleo na maior diversidade de produtos possíveis, com o menor custo e a maior qualidade.
nafta
Neste processo é produzido o coque (carvão que fica no fundo do destilador), e o alcatrão, que é condensado, separando-se dele várias frações, que são posteriormente destiladas em fracionadores produzindo dezenas de substâncias.
Geralmente, pensamos na soja como alimento ou matéria-prima para derivados, como óleo e farelo. Mas o grão tem inúmeros outros usos. Além do grão como alimento funcional, a soja é utilizada para a produção de produtos como chocolate, temperos prontos e massas.
Significado de Petroquímica substantivo feminino Ciência, técnica e indústria dos produtos químicos derivados do petróleo.
A petroquímica é a área da química relacionada aos derivados de petróleo e sua utilização na indústria. É uma área muito importante, já que trata de combustíveis, cuja demanda cresce diariamente. ... Geralmente, é no formato liquido que o petróleo é encontrado e que serve a toda a indústria.
A faixa salarial do Técnico em Petroquímica fica entre R$ 2.