Este é a linha que fica entre o final da onda P e o começo do QRS.
Síndrome coronariana aguda com supradesnivelamento do segmento ST corresponde à oclusão da artéria coronária e correspondente necrose dos miócitos causada pela isquemia prolongada.
Os supradesnivelamentos do segmento ST são infrequentes, podendo traduzir a ocorrência de grave isquemia miocárdica, espasmo coronário ou discinesia ventricular, assim como na ECG de repouso na síndrome coronária aguda com supra de ST, o supra no teste ergométrico pode indicar a parede acometida pela isquemia.
As principais indicações para a realização do teste ergométrico são:
Vir ou trazer roupa confortável (agasalho/tênis). Não fumar 2 horas antes e 1 hora após o exame; Dieta normal 2 horas antes ou dieta leve 1 h antes do exame; o paciente não deve fazer o exame em jejum; A suspensão de medicação em uso fica a critério do seu médico e na dependência dos objetivos do exame.
Com o aumento da liberação dessas catecolaminas, elas ativam os vasos sanguíneos e podem causar vasoconstrição”, explica Valenti. Vale lembrar que não foram registradas alterações na pressão arterial dos voluntários e que o efeito foi observado apenas a curto prazo.
Entre eles, destacam-se: insônia, nervosismo, agitação, irritabilidade, dor de estômago pelo aumento do suco gástrico, batimentos cardíacos acelerados e tremores musculares. Pessoas que não costumam ingerir cafeína com frequência podem sentir os efeitos negativos mesmo em baixas doses.
A quantidade de cafeína recomendada para um melhor desempenho durante o treino é de 2 a 6 mg por quilo de peso, mas seu uso deve ser iniciado com doses baixas e ir aumentando aos poucos, de acordo com a tolerância de cada pessoa.
Os praticantes de exercícios podem seguir as recomendações do COI, que indica de 3 mg a 6 mg de cafeína por quilo de peso por dia. Nesse caso, o suplemento deve ser ingerido aproximadamente 60 minutos antes do início do exercício ou da fase em que o atleta começa a sentir a queda de sua energia.
Geralmente, a recomendação é que esses suplementos sejam consumidos cerca de 30 minutos antes da atividade física. Porém, como podem prejudicar o sono, fórmulas com cafeína devem ser ingeridas, de preferência, no período da manhã até o início da tarde. As demais substâncias não possuem um horário certo para consumo.