a) Ventre Muscular é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo (porção carnosa). b) Tendão é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares.
Na disposição oblíqua da fibra, os músculos apresentam fibras oblíquas em relação aos tendões e são denominados peniformes (lembra uma pena). Porém, se os feixes musculares se prendem em apenas uma borda do tendão é dito unipenado e se os feixes se prendem nas duas bordas é dito bipenado.
O sistema muscular é formado pelos músculos esqueléticos, massas carnosas que se contraem voluntariamente, e pelos tendões, bandas fibrosas através das quais os músculos estão unidos aos ossos e às outras estruturas.
A origem geralmente é a extremidade proximal do músculo e que permanece fixa durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que não se desloca (ponto fixo).
c) O conhecimento da origem e inserção muscular possibilita a delimitação precisa do movimento, estes pontos, freqüentemente, são os locais de aderência da massa muscular nos ossos.
O músculo tipicamente liga-se ao osso pelas duas pontas. A ligação mais próxima ao centro do corpo (tronco), ou mais proximal, é denominada origem. A ligação mais afastada do corpo ou da linha média ou mais distal é denominada de inserção.