Principais características do romantismo em Portugal Como características gerais do romantismo em Portugal, podemos apontar: Individualismo e egocentrismo. Certa liberdade formal. Adjetivação abundante.
A primeira geração do romantismo português foi marcada pelas temáticas nacionalistas e ideais do liberalismo. Houve a retomada da história portuguesa, com personagens medievais, e a tendência ao estilo do classicismo, principalmente na forma da poesia, com o uso da métrica e da rima.
O início do Romantismo em Portugal é marcado com a publicação, em 1836, de A Voz do Profeta, de Alexandre Herculano, sendo na sequência lançada a primeira revista romântica portuguesa, o Panorama, em 1837.
O Romantismo em Portugal , foi uma época de muita idealização ,podemos dizer que as mulheres acreditavam em príncipes encantados , Na época tinha dois fatos históricos que serviram de cenário para a chegada do romantismo na Europa, A revolução francesa e a revolução industrial .
Contextualização histórica O período foi marcado pela superação do absolutismo, no qual a aristocracia deixava de ter o poder e a burguesia passava aditar as normas políticas. O estilo de vida também sofreu mudanças e o Iluminismo favoreceu os ideais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" da Revolução Francesa.
Com o período da 1ª guerra mundial, o mundo sofreu um choque de realismo, o mundo romântico e idealizado não era mais interessante perante os horrores que a guerra trouxe à sociedade, os olhos se voltavam para o social, para o real, para a crítica, e logo o mundo irreal do romantismo foi sendo deixado de lado aos ...
O principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a chegada da Família Real portuguesa, em 1808. Nesse período, o país deixou oficialmente de ser uma colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, uma série de modernizações começou a ocorrer no país.
O Romantismo surgiu na Europa, inicialmente na Alemanha, Inglaterra e França. ... Juntamente com a Revolução Industrial (1760 – 1820) e a Revolução Francesa (1789), os valores burgueses moldaram uma nova forma de ver o mundo, com a classe tornando-se um amplo público leitor.
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os Estados nacionais na Europa.
O romantismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século 18 e que valoriza a subjetividade, o sentimentalismo e o nacionalismo. O marco inicial do movimento ocorreu em 1774, com a publicação do romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Johann Wolfgang von Goethe.
Em Portugal, o Romantismo começou com a publicação do poema Camões, de João de Almeida Garrett. Escrito no momento em que o país se encontrava sob domínio inglês e enfrentava graves perturbações políticas, o poema tenta resgatar o passado e o orgulho do povo português.
135. (VUNESP-SP) Costuma-se dizer que as obras inauguradas do Romantismo em Portugal e no Brasil foram, respectivamente: