Massa de cimento, areia e cal para assentar tijolos: 1:2:9 = Uma lata de cimento, duas de cal e 9 de areia (é a medida mais comum para massa de alvenaria com cal).
O traço recomendado por construtores e pela SINAPI para assentamento de tijolo cerâmico é de 1:2:8 (cimento:cal:areia) ou 1:8 (cimento:areia).
Para argamassa de assentamento de tijolos usa-se areia grossa ou média. Para chapisco usa-se areia fina ou média.
A areia lavada, ou areia natural, é a mais utilizada nas obras. Ela é extraída dos leitos dos rios através de dragas de sucção. As dragas bombeiam a água contendo areia para lagoas de decantação, onde o material sólido é separado da água devido a diferença de densidade.
A areia média com grãos entre 0,42 a 2 mm - são usadas na preparação de massa e assentamento de tijolos; A areia grossa com diâmetro entre 2 a 4 mm - usada para preparar o concreto.
O traço recomendado da argamassa de assentamento deve ser de 1:2:9 em volume (1 parte de cimento, 2 de cal e 9 de areia grossa lavada).
argamassa refratário quartzolit Argamassa refratária ideal para altas temperaturas. Pode ser usada para assentar plaquetas ou tijolos refratários em churrasqueiras, areiras, estufas de uso doméstico, fornos e fogões a lenha.
Como fazer Argamassa Para tanto utilize a seguinte fórmula: 1 porção de cimento, 2 porções de cal e 7 porções de areia fina, para assentar tijolos e também porcelanato. Para assentar blocos de concreto adicione 1 porção de cimento e 1 porção de areia a mais.
Como preparar mistura para concreto?
Para o piso de cimento queimado, normalmente, é utilizado o traço de cimento e areia de 1:3 ou de 1:4 – ou seja, uma medida de cimento para três ou quatro de areia média. Peneire cada um dos materiais individualmente, e vá adicionado aos poucos a água até adquirir uma mistura homogênea e com a textura desejada.
Por exemplo, um traço de 1:2:3 precisa respeitar a seguinte ordem: 1 parte de cimento, 2 partes de areia e 3 partes de brita.
A quantidade de cimento, areia, brita e água necessária para produzir 1 m³ de concreto. Por exemplo: Para 1 m³ de concreto, se o traço é 4,8:0,6:0,6, Isso significa 4,8 sacos de cimento, 0,6 metros cúbicos de areia e 0,6 metros cúbicos de brita.
O cálculo leva em conta a área da sub-base e a espessura do contrapiso pronto. O consumo médio fica entre 17 kg e 20 kg de argamassa a cada metro quadrado de área, a 1 cm de espessura.