De acordo com o consultor do Sebrae Genésio Comel, a produção de tomate em estufa é uma boa alternativa de renda para as pequenas propriedades. Numa estufa de 500 metros quadrados, o agricultor pode faturar R$ 15 mil por ano.
Para um crescimento saudável, reserve um espaço com bastante incidência de luz solar ao tomateiro. Além de gostar muito de luz, os tomates gostam de água. Então independente do cultivo escolhido, faça as regas regulares para que a raiz da planta esteja sempre úmida, mesmo que a superfície da terra não esteja.
No caso do tomate cereja, geralmente é indicado que o cultivo seja irrigado. Porém, Silveira afirma que a irrigação varia de região para região e deve ser cuidadosa. ”Para que seja realizado o manejo adequado da água, o produtor terá que utilizar equipamentos que possam avaliar melhor a umidade do solo”, diz.
8 horas
O método de irrigação mais adequado para a utilização da fertirrigação do tomateiro é o gotejamento onde os fertilizantes são dissolvido (ALVARENGA, 2004). Fertirrigação é o processo de aplicação simultânea de agua e fertilizantes por meio de um sistema de irrigação.
Para fazer fertirrigação, os fertilizantes devem ser diluídos na água que será aplicada na irrigação, de forma a chegarem de modo contínuo e na medida adequada até as espécies.
Uma técnica prática, que cada vez ganha mais espaço, é a fertirrigação. Um método de adubação que utiliza a água da irrigação para levar nutrientes ao solo. ... “Com a fertirrigação a vinhaça deixou de ser um problema ambiental para ser uma ferramenta de aumento de produtividade dos canaviais”, diz Barroso.
Resumo: Introdução; Tubo Venturi; Bomba injetora; Tubos de Pitot; Tanque de fertiliantes.
O vinhaça também é conhecida pelos nomes vinhoto, tiborna ou restilo. Ele representa o resíduo pastoso e malcheiroso que sobra após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado, para a obtenção do etanol (álcool etílico).
Com bom conteúdo de minerais em sua composição, notadamente o potássio, a vinhaça tem demostrado seu valor como adubo na cultura da cana-de-açúcar. Segundo os trabalhos de pesquisas mais recentes, a produtividade pode ser aumentada em até 10% graças à utilização da vinhaça como fertilizante.
Resumo: A fertirrigação, técnica de aplicar fertilizantes via água de irrigação, difere significativamente da aplicação via solo, em especial por acelerar o ciclo dos nutrientes utilizados.
YaraTera™ Calcinit™ é recomendado para o uso em fertirrigação (aspersão, microaspersão, gotejamento, pivô central, etc.), sistemas hidropônicos e pulverizações dirigidas às folhas e frutos, em sistemas em que a qualidade é fundamental e com a necessidade de ajustes precisos na dosagem dos fertilizantes.
Para ser realizada a fertirrigação, é necessário que o sistema de irrigação seja dotado de um instrumento para injetar os adubos na água de irrigação, que difere segundo o tipo de energia exigida para seu funcionamento, o seu custo e a sua facilidade de manuseio.
O manejo da fertirrigação é feito dividindo-se o tempo de cada irrigação em três partes iguais. No primeiro terço, efetua-se apenas a aplicação de água para o umedecimento inicial do solo. No terço médio, é feita a aplicação dos fertilizantes diluídos na água de irrigação.