EQST

O Que So Provises Passivos Contingentes E Ativos Contingentes?

O que são provisões passivos contingentes e ativos contingentes?

Definição de Provisão e Passivo Contingente De acordo com o CPC 25, a provisão é um passivo de prazo ou de valor incerto. ... Já o passivo contingente é uma obrigação possível que resulta de eventos passados e sua existência só será confirmada pela ocorrência de um ou mais eventos futuros.

Quando a obrigação é possível mas a saída de recursos é remota O passivo não deve ser reconhecido nas demonstrações contábeis?

Quando a obrigação for possível, trata-se de um passivo contingente, que não deve ser reconhecido (no passivo), mas apenas evidenciado em notas explicativas. Por fim, quando a probabilidade de perda é remota, a entidade não reconhece e não evidencia tal fato em nota explicativa.

Quais eventos podem ser considerados passivos contingenciais?

As Demonstrações Financeiras das empresas controladas pelo Estado refletem esse tratamento contábil, ou seja, os eventos que importam um risco provável de saída de caixa são contabilizados como provisões e aqueles onde essa saída é apenas possível são destacados, em notas explicativas, como passivos contingentes.

Por que a provisão Mesmo com prazos e valores incertos é considerada um passivo?

Em sentido geral, todas as provisões são contingentes porque são incertas quanto ao seu prazo ou valor. ... Adicionalmente, o termo passivo contingente é usado para passivos que não satisfaçam os critérios de reconhecimento.

Qual a diferença entre provisão e contingência passiva?

Tanto o passivo quanto a provisão se referem especificamente à saída de recursos da empresa. A diferença principal é que a provisão, na verdade, é um passivo que possui prazo e valores incertos. E o passivo contingente é aquele que não satisfaz nenhum dos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.

Quando for utilizado o desconto a valor presente o valor contábil de uma provisão aumenta a cada período para refletir a passagem do tempo esse aumento é reconhecido como?

O CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes determina em seu item 60 que “quando for utilizado o desconto a valor presente, o valor contábil da provisão aumenta a cada período para refletir a passagem do tempo” e que esse aumento deve ser reconhecido como despesa financeira.

Por que o IAS 37 separa as provisões dos outros passivos?

Resposta: O IAS 37 separa as provisões dos outros passivos devido a serem contas que fazem jus ao princípio da prudência. Como no caso da provisão para devedores duvidosos.

Quando podemos registrar uma provisão no balanço patrimonial?

Uma provisão deve ser reconhecida quando: a) a entidade tem uma obrigação legal ou não-formalizada presente como conseqüência de um evento passado; b) é provável que recursos sejam exigidos para liquidar a obrigação; e. c) o montante da obrigação possa ser estimado com suficiente segurança.

Quanto ao reconhecimento de uma provisão é possível afirmar que?

Uma provisão deve ser reconhecida quando a entidade tem uma obrigação presente, legal ou não formalizada, como resultado de evento passado. ... Uma provisão deve ser reconhecida quando seja provável, que será necessária, uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação.

Quais são os objetivos principais da norma internacional IAS 1 editada pelo IASB?

A criação do IASB teve objetivo de melhorar a estrutura técnica de formulação e validação dos novos pronunciamentos internacionais a serem emitidas pelo IASB com o novo nome de pronunciamentos IFRS (International Financial Reporting Standard).

Qual o principal objetivo da padronização internacional das normas contábeis?

Esse é o papel das Normas Internacionais de Contabilidade, conceito que foi expandido para Normas Internacionais de Relatório Financeiro. Elas atuam como um padrão de normas aceitas em mais de 120 países e servem justamente para facilitar a comparabilidade das informações entre empresas de diferentes países.

Qual é o objetivo do IASB?

Organização mundial da profissão de auditoria destinada ao interesse público. Visa fortificar a profissão e contribuir para o desenvolvimento de economias internacionais. Estabelece normas internacionais de auditoria e segurança. Estabelece normas de ética e outras instruções para o setor governamental.

Quem compõe o grupo responsável pela harmonização das normas internacionais?

O comitê de pronunciamentos contábeis internacionais chamado IASC (International Accounting Standards Committee), foi criado em 1973 pelos organismos profissionais de contabilidade de 10 países: Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, França, Irlanda, Japão, México, Países baixos e Reino Unido.

Quais são os principais organismos internacionais Elabores de normas de contabilidade?

Standards Committee (Comitê de Normas Contábeis Internacionais), em nível internacional. A IFAC e o IASC são órgãos mundiais responsáveis pela elaboração e divulgação destas normas internacionais.

O que é a convergência contábil?

A harmonização contábil busca a conciliação das práticas contábeis entre países, visando diminuir as diferenças dos procedimentos da área. ... A convergência contábil define que os países devem adotar integralmente as IFRS. As IFRS são sua bandeira.