Afinal, quais são as cores para coletores e lixeiras para coleta seletiva?
VERDE: Vidro (Verde) – frascos, garrafas; vidros de conserva. Dicas: lave-os com água de reúso e retire as tampas. AMARELO: Metal (Amarelo) – latinhas de cerveja, refrigerante e sucos; esquadrias e molduras de quadros. Dicas: latas devem ser amassadas ou prensadas para facilitar o armazenamento.
A maior parte dos resíduos metálicos pode ser reciclada, como as latas de alumínio e aço, arames, tampinhas de garrafas, panelas, fios, pregos, tubos e canos, janelas, portas, portões, embalagens metálicas e muitos outros.
“O ideal é que ele esteja limpo sem estar molhado e reto sem fazer nenhuma bolinha”.
Tipos e características dos plásticos recicláveis
O plástico reprocessado volta como matéria-prima para a fabricação de artefatos plásticos, como conduítes, sacos de lixo, baldes, cabides, garrafas de água sanitária, e acessórios para automóveis, por exemplos. Porém o lucro só é possível através da reciclagem do tipo de plástico que permite o seu reaproveitamento.
Plásticos recicláveis: tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes.
Certamente, já deve ter notado na embalagem de algum produto um desenho de três setas contínuas que formam um triângulo. Esse é o símbolo padrão da reciclagem, também conhecido como símbolo da coleta seletiva. Em suma, esses símbolos são utilizados para identificar se o material é ou não reciclado.
Quais são os tipos de reciclagem utilizados atualmente? Os principais tipos de reciclagem são mecânica, energética e química.
Jornais, revistas, correspondências, envelopes. Papéis de embrulho em geral, papel de seda, sacolas e sacos de papel, embalagem longa vida. Papelão, cartolinas, embalagem de ovo. Papel kraft, papel heliográfico, papel filtrante, papel de desenho.
Os principais papéis que podem ser reciclados são: jornais, revistas, folhas de caderno, envelopes, listas telefônicas, cartolinas, cartões, cartazes, aparas de papel, formulários de computador, sacos de papel, caixas de papelão (papel ondulado) e panfletos de propaganda. Estes materiais devem estar limpos e secos.
Mundialmente, os materiais mais reciclados são:
Na prática, o processo de reciclagem passa por 4 etapas: descarte, coleta, triagem e valorização.