Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com R410A e que a carga seja feita na fase líquida.
Perceba que o gás R134a trabalha com uma pressão de evaporação maior do que o R600a. Outra questão importante é que eles também são utilizados em uma carga muito diferente para o mesmo equipamento. Para um refrigerador doméstico, o R600a utiliza de 40% a 45% da mesma carga de gás, se comparado com o R134a.
O Suva 134a é um HFC - hidrofluorcarboneto, que não degrada a camada de ozônio e foi desenvolvido para substituir o fluido já extinto R-12, usado em sistemas de refrigeração de médias e altas temperaturas de evaporação (acima de -7º C).
O gás liquefeito de petróleo (GLP), também conhecido como gás de cozinha, não pode ser usado como fluido refrigerante em equipamentos de refrigeração. Para essa utilização, são indicados apenas os hidrocarbonetos isobutano (R600a) e propano (R290).
O que muda com R134a em lugar de R22 Assim como para o R404A, com o uso do R134a em lugar do R22 é preciso realizar a limpeza do sistema de refrigeração utilizando os solventes adequados. No geral há aumento de 45% no volume de deslocamento quando se compara um compressor para R134a com um de mesma capacidade para R22.
No Mercado Livre, ele é comercializado em botijões, em pequenos cilindros ou em latas. Os preços variam de 79 a 500 reais.
“Para se fazer uma substituição segura imediata, não mais do que 150 g de R-600a devem ser utilizados em uma geladeira doméstica”, prossegue.
O valor do conserto de geladeira varia muito dependendo do profissional que irá contratar. No entanto, você deve pagar em média R$ 180,00 reais dependendo do problema que o seu eletrodoméstico apresenta. O valor mais baixo que você pode pagar é 100 reais, se o seu problema não for tão grave.
A geladeira tem cheiro de gás Para quem não sabe, toda geladeira possui um gás refrigerante que faz todo o processo de gelar a parte interna do seu eletrodoméstico. Ou seja, se este gás vazar, a geladeira não vai fazer o seu trabalho.
ATENÇÃO! Quando furar, desligue o mais rápido possível, pois como o gás já vazou, não tem necessidade nenhuma de ficar ligada, a cada minuto que ela fica ligada com o furo aberto, mais umidade vai entrar pra dentro do sistema. NÃO CONSUMA OS ALIMENTOS QUE FOREM EXPOSTOS AO GÁS QUE VAZOU. Nesse ramo, tudo tem conserto!
FALOU FALOU MAS E AI, RESPONDA MINHA PERGUNTA
Se a geladeira não estiver completamente quebrada e o congelador voltar a funcionar, a água no vidro vai congelar novamente, suspendendo a moeda no meio do gelo. Essa é uma clara evidência de que a sua geladeira está dormindo no trabalho e que chegou a hora de mandá-la para o conserto.
Chamas do fogão: O próprio fogo mantido pelo gás dá sinais de quando seu combustível está para acabar. Note que as pontas das chamas ficam avermelhadas e trepidantes, diferente do azul intenso de quando o botijão está cheio.
Para controlar a quantidade de gás dentro de um botijão existe um truque muito simples: ferver água e jogar em cima do botijão. O nível de gás coincidirá com a parte onde a parede estará fria quando você encostar a mão.
Essa fraude é sofisticada porque o gás dentro do botijão é armazenado líquido, só tomando a forma gasosa em contato com o meio ambiente. Então, ao balançar o botijão o consumidor não consegue identificar a mistura com água, pois o peso é semelhante.
Dentro do botijão, o GLP encontra-se parte no estado líquido e parte no estado gasoso. Portanto, essa “sensação de água” nada mais é do que o GLP no estado líquido, que fica sempre na parte inferior do botijão.
Capacidade de vaporização Um botijão com sua capacidade completa contém em seu interior cerca de 85% de GLP em estado liquefeito e 15% em estado vapor. O gás liquefeito se vaporiza à medida que o botijão se esvazia.
Como esvaziar um botijão de gás velho
O que tem dentro do botijão de gás? O botijão contém apenas GLP. No entanto, por estar sob pressão, o gás apresenta-se 85% em estado líquido e 15% em estado gasoso. Por isso é tão importante ter em mente que deitar o botijão para que ele “renda” mais é algo perigoso, pois pode incorrer em vazamentos.