Como dividir a instalação
Um circuito elétrico residencial é o conjunto de pontos de consumo (pontos de luz e tomadas), alimentados pelos mesmos condutores e ligados ao mesmo dispositivo de proteção.
Os cômodos: banheiro; cozinhas; copas; copas-cozinhas; área de serviço; lavanderia; e locais sociais semelhantes. deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.
Você sabe quantas tomadas são necessárias para cada cômodo? A NBR 5410, que é a norma que estipula as condições adequadas das instalações elétricas, estipula que pelo menos uma tomada deve ser instalada a cada oito metros quadrados. Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros.
A norma diz que o mínimo é uma tomada para cada 3,5 m de parede. E o mais importante é posicionar as tomadas de forma que facilite a sua vida! Elas devem estar onde você vai precisar delas! Por isso a norma diz tbém que acima de cada bancada deve haver, no mínimo, dois pontos de tomada.
A tensão de 220V é usada justamente para economizar na bitola dos fios, o fio de 10mm seria válido caso fosse usar um chuveiro de 110V, em 220V é um exagero, por isso recomendei o de 6mm. Se o seu chuveiro tiver potência abaixo de 5000W pode até mesmo usar o 4mm.