O constitucionalismo objetiva defender a necessidade da existência de uma constituição que venha a reger a vida de determinado país. O constitucionalismo é um movimento social, jurídico, político e ideológico. Partindo dele emergem as constituições nacionais.
Para efeito do estudo, identifica-se a origem do constitucionalismo com a Constituição dos Estados Unidos, de 1787, e a Constituição da França, de 1791. ... A expressão Direito Constitucional – explicitando que a organização estatal é, sobretudo, uma ordem jurídica – nasce com o constitucionalismo.
O constitucionalismo moderno pode se dividido em duas etapas: constitucionalismo liberal ou clássico e constitucionalismo social. O constitucionalismo liberal ou clássico estendeu-se do final do século XVIII até o término da Primeira Guerra Mundial.
A Constituição de 1988, que assume as feições de uma Constituição dirigente, incorporou essa nova dimensão da cidadania quando, no art. 1º, II, a indicou como um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito. ... 1º), com os direitos políticos (art. 14) e com o conceito de dignidade da pessoa humana (art.