O ponto de equilíbrio operacional é o momento em que o lucro da empresa é zero. Ou seja, todas as entradas de capital são suficientes para cobrir as saídas, sejam impostos, custos ou despesas.
Na análise do lucro-alvo, estimamos qual volume de vendas é necessário para alcançar determinado lucro. ... e) Derivada da aplicação do custeamento variável, a análise CVL abrange os conceitos de margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança e alavancagem operacional.
Resposta. O ponto de equilíbrio equivale ao lucro variável. É a diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade do produto. Isto significa que, em cada unidade vendida, a empresa terá um determinado valor de lucro.
E o que significa esse equilíbrio? O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio. É ele que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos; que indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos.
O Ponto de Equilíbrio Contábil de uma empresa é o momento em que o negócio não está gerando lucro nem prejuízo. Ele acontece quando os valores de custos e despesas são iguais ao valor da receita total. ... Ele também permite analisar quando o negócio está numa "zona de perigo", ou seja, gastando acima do faturamento.
O ponto de equilíbrio contábil, de forma simples, busca o valor mínimo que as vendas devem ter para a empresa não obter prejuízo, apenas dividindo o gasto fixo total pela margem de contribuição.