Como fazer um treino de peito e bíceps e de costas e tríceps de maneira adequada? De acordo com Gustavo, é mais indicado fazer a seguinte combinação de grupos musculares: em um mesmo dia treinar peito e tríceps; no outro, costas e bíceps.
Este é outro erro bastante comum nas academias: treino de ombro e peito em dias separados. Isso é errado, pois os ombros são um dos principais músculos estabilizadores para o treino de peito. Ou seja, os ombros são muito exigidos em ativados no treino de peitorais.
Frequência mínima Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.
Os exercícios devem ser feitos em sequência para atingir todas as áreas do peitoral, sendo permitida uma pausa de 30 a 45 segundos entre cada exercício. Os 6 exercícios constituem uma série de treino, que deve ser repetida entre 3 a 4 vezes, com descanso entre séries de 1 a 2 minutos, para obter melhores resultados.
À revista norte-americana "Women's Health", a especialista revela que o treino de pernas nunca deve ser feito de forma isolada, mas sim adaptado e encaixado a um plano de treino de corpo inteiro, podendo dois dias por semana ser destinados aos grupos musculares superiores e outros dois aos inferiores, por exemplo.
Treine bíceps duas vezes na semana O ideal é que você faça dois ou, no máximo, três treinos desse grupo na semana. Mas vale ressaltar que a recuperação varia de acordo com sua dieta e fatores individuais, e são esses fatores que devem pautar a frequência do seu treino.
O tempo que os músculos levam para se recuperar pode variar conforme a intensidade do treino, nível do atleta, rotina de sono e alimentação. No entanto, geralmente é indicado é dar um intervalo de pelo menos 48 horas antes de malhar a mesma parte do corpo --ou seja, treinar uma mesma parte do corpo dia sim, dia não.
O Ideal é entre 24 e 48 horas, para que haja um crescimento muscular adequado.
Em geral, são realizadas 2 ou 3 séries por exercício e entre 10 a 12 repetições. No entanto, para saber qual número de séries é mais adequado para seu corpo, é necessário definir um objetivo e uma frequência semanal de exercícios.
Há outros estudos que tem resultados muito similares e no geral, os estudos mostram que um volume de 6 a 10 séries por grupamento muscular, é o mais indicado para a maioria das situações.
Saber quanto tempo treinar por dia não é nenhum mistério. A recomendação geral é que você pratique de 3 a 5 vezes, durante pelo menos 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Ou de 30 a 60 minutos de exercícios por semana em alta intensidade.
Se sua ideia é apenas espantar o sedentarismo para ter bem-estar e ficar longe de doenças como infarto e AVC, você não precisa "bater ponto" na academia todos os dias. Segundo o American College of Sports Medicine, realizar cinco sessões de 30 minutos de atividade física moderada já é suficiente para ter saúde.