No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.
Os elementos da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código.
Código – é o conjunto de sinais utilizados na comunicação para transmitir a mensagem, podendo ser de várias maneiras, como as que vimos por meio dos exemplos acima. Canal de comunicação – é o meio pelo qual é transmitida a mensagem, ou seja, pode ser pelo meio eletrônico, livros, rádio, televisão, etc.
A língua é o código mais utilizado para estabelecer a comunicação, já que é o acordo social da linguagem feita por uma determinada sociedade. Já a fala é individual: é o uso da língua na particularidade de cada pessoa.
Os elementos presentes na comunicação estão intimamente relacionados com as funções da linguagem. Elas determinam o objetivo e/ou finalidade dos atos comunicativos, sendo classificadas em: Função Referencial: fundamentada no “contexto da comunicação”, a função referencial objetiva informar, referenciar sobre algo.
substantivo feminino Ação ou efeito de codificar, de reduzir a código, colocando num modo de representação através de símbolos. [Informática] Transmissão ou conversão de dados por meio de um código.
Assim podemos apresentar o emissor – que emite, codifica a mensagem; receptor – que recebe, decodifica a mensagem; canal - meio pelo qual circula a mensagem; código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem; referente - contexto relacionado a emissor e receptor; mensagem - conteúdo transmitido ...
Emissor ou destinador: alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição. Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um cão, por exemplo.
Receptor (comunicação) (AO 1990: receptor ou recetor) é um dos protagonistas do ato da comunicação: aquele a quem se dirige a mensagem, quem recebe a informação e a decodifica, isto é; transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada.
Quando o emissor transmite a mensagem para o receptor, temos o que chamamos de diálogo. E quando só o emissor fala e o receptor só escuta, temos o que chamamos de que? ... A função apelativa tem como foco no receptor. A função metalinguística tem como foco no canal.
e·mis·sor |ô| [ Linguística ] Que ou quem codifica e emite a mensagem, por oposição ao receptor , no processo da comunicação.
No caso do Registro Geral (RG), o órgão expedidor ou emissor, na maioria das vezes, é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado.
O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento. Esse documento pode ser a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros.
No Registro Geral (RG), o órgão expedidor fica localizado na horizontal e abaixo da inscrição do Estado. As inscrições em concursos pedem para que sejam inseridos o número do RG, o estado e a sigla da Unidade Federativa (UF) do estado a que o órgão pertence.
Para identificar o órgão emissor basta verificar as letras que constam na sigla junto ao Estado. Uma Carteira de Identidade emitida pela SSP de São Paulo será "SSP-SP", de Minas Gerais "SSP-MG", etc. Carteira de Trabalho: o órgão emissor é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de cada Estado.
E é aí que são identificadas as UF. Em sua tradução, a sigla significa Unidade Federativa e é a distribuição dos estados que compõem a federação como um todo. ... São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia, por exemplo, são unidades federativas.
Sigla da Unidade Federativa do beneficiário do Auxílio Emergencial. Código, no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica), do município do beneficiário do Auxílio Emergencial.
Os Códigos de UF do IBGE dos Estados servem para diferenciar um estado do outro. Cada Unidade Federativa do Brasil possui seu próprio código, que deve ser informado na emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos (NFe, NFCe, NFPe, NF3e, CTe, MDFe e BPe).
Quais os Códigos de cada UF no Brasil?