Oração coordenada é a que se coloca do lado de outra, sem desempenhar função sintática; são sintaticamente independentes. ... - Sindéticas: são orações coordenadas introduzidas por conjunção. Exemplo: Deve ter chovido à noite, pois o chão está molhado.
São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva. Oração Subordinada Substantiva Subjetiva - Exerce a função de sujeito. Exemplo: É provável que ela venha jantar. Oração Subordinada Substantiva Predicativa - Exerce a função de predicativo do sujeito.
Tipos de orações subordinadas. As orações subordinadas são classificadas de três maneiras: substantivas, adjetivas e adverbiais. Isso irá depender da relação sintática estabelecida.
Essa técnica é útil para o aprendizado da sintaxe, porque permite visualizar a relação entre os termos da oração e entre as orações numa folha de papel. ... orações subordinadas adjetivas, com suas duas classificações (restritiva e explicativa); orações subordinadas adverbiais.
A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).
Classificação das orações subordinadas substantivas
Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem as funções específicas de um substantivo na relação de dependência com uma outra oração. ... 1 – Oração Subordinada Substantiva Subjetiva é aquela que exerce a função de sujeito da oração principal.
Resposta. Resposta: Essas orações exercem função de aposto da oração principal, ou seja, explicam ou esclarecem um termo anterior. Exemplo: Peço-lhe apenas uma coisa: que não me perturbes.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva. Oração Subordinada Substantiva Subjetiva - Exerce a função de sujeito.
Orações Subordinadas Substantivas Esse tipo de oração recebe esse nome porque exerce uma função própria dos substantivos: objeto direto, objeto indireto, sujeito, predicativo, completiva nominal e aposto.
Como você sabe, as orações substantivas tem esse nome porque equivalem a um substantivo. Veja essa equivalência: É preciso salvar o país. ¤ É preciso o salvamento do país.
A oração subordinada substantiva predicativa, que chamaremos apenas oração predicativa, é aquela que funciona como predicativo do sujeito, portanto há sujeito na oração principal. O verbo da oração principal será sempre de ligação.
Resposta. As orações que complementam o verbo são as orações subordinadas substantivas objetiva direita e objetiva indireta.
Para fazer a relação entre nomes e complementos, é necessário empregar alguma preposição. O substantivo "certeza", por exemplo, requer a preposição "de" (afinal, temos certeza "de" alguma coisa); o substantivo "insistência", por sua vez, exige a preposição "em" (insistência "nisso", "naquilo", "nas" mesmas idéias).
A oração subordinada substantiva subjetiva exerce a função de sujeito da oração principal e a predicativa exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal.
Subjetiva: É pouco provável que exista vida em outro planeta. Objetiva Direta: Todos esperavam o que era de melhor. Objetiva Indireta: Não gosto de que você saia à noite. Completiva Nominal: Tenho conclusões de que haverá paz no futuro.