É um dente que escapa por vezes a ser notado, porque não é precedido pela queda de nenhum dente decidual, uma vez que nasce num espaço onde não havia dente algum. Os dentes do siso (terceiros molares) não surgem antes dos 17 anos ou até mais tarde.
Os primeiros dentinhos começam a cair de forma natural por volta dos 6 anos de idade, pela mesma ordem que surgiram. Dessa forma, é comum que os primeiros dentes a cair sejam os dentes da frente, já que esses são os primeiros dentes a aparecer na maior parte das crianças.
Os laterais superiores (9 a 13 meses) surgem antes dos laterais inferiores (10 a 13 meses), e caem entre os 7 e os 8 anos de idade. Ao lado dos incisivos laterais, estão os caninos, e os superiores (16 a 22 meses) irrompem antes dos inferiores (17 a 23 meses). Esses dentes caem entre os 9 e os 12 anos de idade.
Cláudio afirma que muitos são os fatores que levam à perda dentária nessa fase da vida. “Cárie (alta frequência no consumo de açúcar) e problemas da gengiva são as principais razões”, destaca. Ele ainda acrescenta que na terceira idade a capacidade de higienização diminui por falta de destreza manual e de estímulo.
O dente é preso no osso por uma raiz, assim como as árvores se prendem à terra. Então, ao mesmo tempo que o dente permanente empurra o dente de leite, a raiz do dente de leite começa a se desfazer. Aí o dente de leite fica mole, cai e deixa espaço para o dente permanente apontar e terminar de crescer!”
Os dentes de leite caem porque crescemos. Eles acompanham a transformação da nossa boca, nosso rosto, que ficam maiores. Geralmente, aos 3 anos já temos 20 dentes na boca, e por volta dos 6 inicia-se a troca da dentição. Os dentes permanentes vão se formando debaixo da gengiva e empurrando os de leite.
Limite de idade para colocar aparelho ortodôntico Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não existe uma idade limite para se iniciar um tratamento com aparelho ortodôntico, desde que a condição bucal seja favorável e não haja perda óssea.