A linguagem científica deve ser: a) impessoal, ou seja, redigida na terceira pessoa, evitando- se referências pessoais e pronomes possessivos (meu trabalho, meus estudos, minha tese, julgamos que, deduzimos, chegamos a conclusão); b) objetiva, com redação sem impressões subjetivas, não fundamentadas em dados obtidos, ...
A linguagem científica utilizada é formal e composta por uso de símbolos e termos próprios da ciência. É usada com o intuito de transmitir conhecimento especializado, demostrando sempre confiabilidade nos dados e fontes. Cada área da ciência possui seus próprios termos, porém todos seguem a mesma linguagem formal.
Hoje, qualquer pessoa que queira se dedicar à ciência precisa falar inglês. A língua se tornou uma espécie de idioma universal na academia e permite que pesquisadores de todas as partes do mundo possam compartilhar ideias, descobertas e opiniões.
A lingua inglesa na ciencia é usada como lingua universal, devido ao fato de a ciencia ter se desenvolvido primeiramente na europa, e tambem porque devido a globalização é uma das linguas mais faladas.
A língua inglesa é imprescindível nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne algo fundamental. O inglês é a língua internacional, a língua dos estudos, das viagens, dos negócios, a língua da comunicação com todo o mundo.