O tecido adiposo atua em nosso corpo como uma reserva de energia, isolante térmico e também como proteção. Em excesso, o tecido adiposo pode prejudicar a saúde das pessoas, pois vai se acumulando e aumentando o peso.
Suas funções são de reserva energética, isolante térmico, proteção e sustentação dos órgãos internos contra pressões externas. 1) Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não indica uma função que possa ser atribuída ao tecido adiposo.
A formação do tecido adiposo ocorre com base nas células do mesênquima (tecido embrionário) indiferenciadas. Como sabemos, os adipócitos são capazes de armazenar gordura em seu citoplasma, sendo observado no início de sua formação o acúmulo dessa substância em pequenas gotículas.
As gorduras armazenadas como reserva de energia ficam em células de um tecido especial (o tecido adiposo), que são especializadas no armazenamento dessa substância. Trata-se de um tecido conjuntivo que fica sob a pele e também desempenha função importante como isolante térmico, evitando a perda de calor.
Esta camada é responsável pelo deslizamento do pele sobre as estruturas nas quais está apoiada. Dependendo da região e do grau de nutrição do organismo, a hipoderme poderá ter uma camada formada por células gordurosas (adipócitos), que quando desenvolvida, é denominada de panículo adiposo.
A derme ou cório é uma das camadas da pele, formada por tecido conjuntivo e localizada abaixo da epiderme e acima da hipoderme. Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele. A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo.
A pele possui três camadas: Epiderme. Derme. Camada de gordura (também chamada camada subcutânea)
Abaixo da epiderme, há a derme, que é formada por tecido conjuntivo. Nessa região encontramos os vasos sanguíneos, nervos, além de várias terminações nervosas que nos permitem sentir calor, frio, pressão, dor, além de outras sensações táteis. Não pare agora...
Resposta. Explicação: Os vasos sanguíneos só chegam ate a derme, ou seja, a epiderme é avascular. Sendo assim a nutrição da epiderme é por difusão e osmose dos vasos sanguíneos da derme.
Existem quatro tipos de células na epiderme:
A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.
O tratamento vai depender da identificação da causa ou origem da hiperpigmentação. Podem ser utilizados cremes com ativos que reduzem a formação de melanina, filtros solares, peelings químicos e lasers.