A festa junina é um evento cultural por excelência, pois carrega influências de povos variados, destaca o folclore e os costumes da zona rural do nosso país e traz comidas e trajes típicos. Além disso, são realizadas muitas brincadeiras, algo muito pertinente na realidade da Educação Infantil.
A festa junina é uma tradicional festividade popular no Brasil que acontece todo mês de junho e foi trazida para nosso país pelos portugueses durante a colonização. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio. ...
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.
Existem duas explicações para a origem do termo “festa junina”. A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
Resposta. Explicação: As festas juninas surgiram nos países europeus católicos e eram chamadas de “joaninas”, em homenagem a um santo católico, São João. ... A princípio, comemorava-se apenas a festa de São João, depois, como os dias de São Pedro e Santo Antônio aconteciam no mesmo mês, foram incorporados às festas juninas ...
São vários os modos de comemorar as festas juninas de norte a sul: Nordeste: no embalo do forró, as festas juninas são destaque em Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco. ... Centro-Oeste: nessa região, a festa é influenciada por hábitos típicos dos países fronteiriços (em especial o Paraguai).
A festa junina na Região Sul também difere totalmente do que é visto nos demais estados em termos de tradição musical. Por lá, os ritmos mais comuns são o vanerão, o chamamé e o xote gaúcho. Dois desses estilos têm influência da colonização alemã na região. Já a dança das fitas, comum por lá, é de origem europeia.
Sul. A região Sul também adapta a festa junina à sua própria cultura ao complementar os trajes com botas, bombachas, lenços e vestidos de prenda. A música e a dança ganham o ritmo do vanerão, estilo musical comum nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
As festas juninas são comemoradas durante todo o mês, de 1 a 30 de junho, em honra a três santos populares: Antônio, João e Pedro. Há quem defenda a ideia de que devem ter início no dia 12 (véspera de Santo Antônio) e terminar no dia 29 (dia de São Pedro).
Países que comemoram a festa junina
Festas juninas pelo mundo: como São João é celebrado em outros países. Jovens pulam fogueira na celebração da Kupala, na Ucrânia. ... Os festivais que celebram o santo no dia 24 de junho ou em dias próximos são celebrados no Canadá, Estônia, Portugal, Rússia, França, Grécia, Dinamarca e em outros países.
São João 2021 de Campina Grande: a três meses de junho, prefeitura ainda avalia como realizar festa.
Festas juninas sobrevivem à pandemia e ganham novas formas na quarentena
10 ideias para comemorar o aniversário em casa na quarentena
Dicas infalíveis para um 'arraiá' econômico e divertido!
Para completar, bandeirinhas de tecido e balões de papel ou EVA.
“Se a festa é para 50 pessoas, pode ter 30 cadeiras, porque deve-se sentar para consumir alguns alimentos, como é o caso de sopas”, completou Ingrid. A informalidade da festa junina permite o uso de talheres, pratos e copos descartáveis.
Além do milho cozido em si, outras comidas derivadas desse grão, como canjica, pipoca, curau e o bolo de milho ou fubá, são servidas durante os festejos. Há pratos feitos de milho que variam conforme a região, como a pamonha, mais comum nos estados de Goiás e Minas Gerais, e a polenta, tradicional entre os gaúchos.
Separamos as melhores receitas para você deixar o seu arraiá ainda mais completo!
Lista de compras para festa junina
Decoração da mesa de festa junina Use as cestas de vime para apoiar as comidinhas e fixe pequenas placas indicando os nomes das guloseimas típicas. As flores também podem fazer parte da decoração, crie arranjos em vasos para dispor sobre as mesas, afinal, elas são muito charmosas e remetem ao clima campestre.
Decoração de Festa Junina Simples e Barata