As células de Leydig ou células intersticiais de Leydig são células que se encontram entre os túbulos seminíferos, no interstício dos testículos. Produzem a hormona testosterona, quando estimuladas pela hormona luteinizante (LH). Possuem um núcleo vesicular e arredondado e um citoplasma granular.
As células de Sertoli têm diversas funções como: controle da maturação e da migração das células germinativas; síntese de proteínas e esteróides estão envolvidas no controle da passagem das secreções entre compartimentos tubulares e intersticiais e, formam a barreira hemato-testicular.
Resumidamente, os túbulos seminíferos serão responsáveis pela produção de células reprodutoras masculinas - os espermatozoides -, e as células intersticiais, pela produção de andrógeno testicular (testosterona e diidrostestosterona).
Significado de seminífero Que contém sementes. [Anatomia] Vasos ou canais seminíferos, pequenos vasos que se encontram nos testículos.
Porções do túbulo seminífero: membrana basal, espermatogônias, espermatócitos primários, espermatócitos secundários, espermátides, células de Sertoli e células intersticiais ou de Leydig (400X).
As denominadas células de Leydig ou células intersticiais ocupam a maior parte do espaço entre os túbulos seminíferos. Células de Sertoli - com funções de nutrição e sustentação dos espermatozoides. As células de Sertori são células cilíndricas e se estendem desde a membrana basal até a luz do epitélio.
Resposta. Os túbulos seminíferos são responsáveis por encaminhar o sémen para fora dos testiculos. Caso ocorra um dano nos túbulos, é capaz que ocorra infertilidade, visto que não será possível ejacular com espermatozoides./span>
Em torno dos túbulos seminíferos, há as células mioides peritubulares (M) e, no tecido intersticial, as células de Leydig (L).
As células mioides peritubulares são fibroblastos ricos em filamentos de actina e em moléculas de miosina (miofibroblastos) e comprimem os túbulos seminíferos, contribuindo para o transporte dos espermatozoides e do fluido testicular secretado pelas células de Sertoli.
Espermiação. O espermatozóide maturo é libertado de entre as células de Sertoli para o lúmen do túbulo seminífero, num processo designado espermiação. Os espermatozóides resultantes já maturaram mas não são dotados de motilidade, sendo que, nesta etapa, são ainda inviáveis.
A espermatogênese dá origem aos espermatozoides e ocorre nos testículos, enquanto a ovogênese é responsável pela origem dos óvulos e ocorre no ovário.
Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
A gametogênese se caracteriza por algumas etapas diferentes. Multiplicação, conhecida como mitose, crescimento e maturação, conhecida como meiose. São distintas em diversos aspectos, quando consideramos os processos que ocorrem em machos e fêmeas./span>
Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero. ... Terceira semana: o óvulo é dividido em centenas de células formando o blastocisto.
Os glóbulos polares, corpúsculos polares ou polócitos são células que se formam durante a fase maturação da ovogénese nos mamíferos, a fim de permitir a redução cromossómica característica da meiose.
Os glóbulos polares se formam durante a maturação de um mamífero livrando o ovócito de metade de seus cromossomos não comprometendo o alimento do embrião e a transformação por meio da meiose, permitindo que o alimento seja reservado em um único óvulo./span>
O processo de ovogênese, que ocorre no ovário da mulher, resulta na formação do gameta feminino. Denominamos de gametogênese o processo em que são formados os gametas masculino e feminino. Em se tratando da formação do gameta feminino, a gametogênese recebe o nome de ovogênese ou ovulogênese.
No entanto, o declínio no número dos óvulos (também chamado de "reserva do ovário") continua mais rápido que isso e, desde o momento em que você começa a menstruar, aproximadamente 1.
Não. Apenas uma ovulação pode acontecer por ciclo menstrual. Você pode, no entanto, ovular dois (ou mais) óvulos ao mesmo tempo. Quando isso acontece, existe a possibilidade de se conceber gêmeos fraternos (não-idênticos) se ambos os óvulos forem fertilizados.
As mulheres nascem com uma média de 2 milhões de óvulos em seus ovários. Nesse sentido, por cada ovulação ocorrida durante a sua vida reprodutiva, cerca de 1.
SPDM - Reprodução Humana No ciclo menstrual natural, apenas um folículo ovariano se forma e ovula, liberando um único óvulo. A figura ao lado mostra o aspecto, no ultrassom, de um ovário com quatro folículos: três menores e um maior (D), que é o que vai ovular./span>