Método para avaliação das prescrições c) Características dos medicamentos prescritos: quantidade de medicamentos por prescrição, identificação pelo nome genérico, presença ou não da dose, presença ou não da forma farmacêutica, presença ou não da via de administração, presença ou não do intervalo entre doses.
Prescrição de medicamentos: passo a passo
Entre as principais causas de erros de medicação destacam-se: falta de conhecimento sobre os medicamentos, falta de informação sobre os pacientes, violação de regras, deslizes e lapsos de memória, falhas na interação com outros profissionais, falhas na conferência do medicamento com a prescrição e problemas no ...
A atenção no preparo do medicamento é de fundamental importância na prevenção de erros na medicação. Estudo (1) revelou como fatores de risco que podem levar à ocorrência de erros na administração de medicamentos: falta de atenção ou distração, cansaço, estresse e negligência.
Os PRM's podem estar relacionados a Reacções Adversas a Medicamentos (RAM's), consideradas não evitáveis e que sempre produzem dano ao paciente, ou Erros de Medicação (EM), considerados evitáveis e que podem ou não causar danos ao paciente. Os EM classificam-se em erros de prescrição, dispensa e administração.