Doenças endócrinas: diabetes mellitus, o hiper ou hipotireoidismo, o hiperparatireoidismo, as ovariopatias endócrinas e a dermatite auto-imune à progesterona estão também envolvidas no universo etiológico da urticária e do angioedema, bem como diversas doenças mediadas por imuno-complexos, entre elas o lupus ...
Nas não imunológicas, que incluem a urticária aguda alérgica e a urticária crônica induzida, a erupção cutânea é consequência de uma reação alérgica aguda a agentes físicos, tais como: certos medicamentos (AAS, diclofenaco, penicilina, anti-hipertensivos etc.), alguns alimentos (frutos do mar, ovos, nozes, leite, ...
Principais sintomas
Leite de vaca, soja, amendoim, ovo, castanhas, trigo, peixe e frutos do mar são os alimentos responsáveis por 90% das alergias.
Descubra os 6 tipos diferentes de urticária e quais são os sintomas da doença de pele
De acordo com a causa, a urticária é classificada em: Urticária induzida: quando um fator é identificado, como drogas, alimentos, infecções, estímulos físicos (calor, frio, sol, água, pressão). Urticária espontânea: quando a doença ocorre sem uma causa identificada, também chamada de urticária idiopática.
O dermografismo ou urticária factícia é a urticária física mais frequente (2-5% da populaçao). Ocorre após trauma ou fricçao na pele (Figura 2). Foi demonstrada a liberaçao mastocitária da histamina. Pode ser reproduzido quando se faz um estímulo cutâneo mecânico com objeto obtuso.
4 opções de tratamento caseiro para urticária
A coceira da dermatite atópica incomoda você tanto quanto a mim?...Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...
Os corticoides podem ser empregadas, mas apenas por períodos breves, durante crises graves. O tratamento para a urticária crônica espontânea é um pouco diferente. Damos anti-histamínicos até quatro vezes ao dia. Entre a quase metade de pacientes resistentes a esse remédio, utilizamos o omalizumabe.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de urticária são:
Tratamento. O tratamento da urticária colinérgica é feito com antialérgicos (anti-histamínicos). Mas nem sempre a resposta é positiva e, por vezes, outros medicamentos poderão ser necessários. Medidas para diminuir a temperatura corporal podem ajudar.
Como é feito o tratamento. O tratamento consiste em hidratar bem a pele com cremes contendo babosa ou calamina, que têm uma ação calmante, além de também ser recomendado tomar banhos frios, beber muita água, usar roupas leves, evitar a transpiração excessiva e manter o local onde se está devidamente arejado e fresco.
Você deve usar o cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina apenas sob orientação do seu médico. Use o medicamento no local. Aplique uma fina camada da pomada sobre a área afetada da pele, 1 vez ao dia.
A alergia ao calor manifesta-se basicamente com alterações de pele que aparecem sob a forma de urticária (placas pelo corpo com vermelhidão e coceira intensa). A urticária ao calor é um tipo de urticária física. Pode estar associada a outros tipos de urticária física como urticária ao frio e solar.
Geralmente, o tratamento é feito com anti-histamínicos como desloratadina ou ebastina, por exemplo, ou com corticoides como a hidrocortisona ou mometasona, na forma de cremes, pomadas, xaropes ou comprimidos, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia.
Os remédios mais usados são a pseudoefedrina, fenilefrina ou oximetazolina, por exemplo.
Normalmente o tratamento para alergia respiratória envolve o uso de medicamentos anti-histamínicos ou corticoides com o objetivo de aliviar os sintomas, podendo ser recomendado o uso de Terfenadina, Intal, Cetotifeno ou Desloratadina, por exemplo.