Resposta. a carência das vitaminas C e B1!
Esses sintomas, comuns entre os marinheiros na época das grandes navegações, indicavam a ocorrência de escorbuto, doença nutricional provocada pela falta de vitamina C que pode levar à morte. A causa era a ração dos tripulantes, escassa e que não continha frutas e verduras.
Nessas embarcações, comprimiam-se durante meses de viagem cerca de 60 homens e mais os animais destinados à alimentação, além de armas, munições, alimentos, entre outros. O cotidiano dos navegadores não era nada fácil. ... As viagens marítimas nos séculos XV e XVI eram cheias de imprevistos (que ainda hoje ocorrem).
O escorbuto é uma doença que surge como conseqüência da falta extrema de vitamina C no organismo. A falta de vitamina C desencadeia uma série de desequilíbrios no organismo, sobretudo na produção do colágeno. - Hemorragias na pele com demora no processo de cicatrização.
Vitamina C atua na produção de colágeno “O ácido ascórbico ou simplesmente vitamina C é essencial para a biossíntese do colágeno. Ela é de fundamental importância para a formação das fibras colágenas, que estão presentes em todos os tecidos do corpo”, afirma a nutricionista Daniella Chein.
O escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C. Apresenta sintomas como a hemorragia gengival, e a prevenção é feita mediante ingestão diária de vitamina C.
Zinco: itens ricos no mineral, como carne, frutos do mar, leguminosas, oleaginosas e pescados, auxiliam a vitamina A a fazer melanina, que afasta a cegueira noturna. Cobre: está nos cereais integrais, nas frutas secas, nas nozes, nas ostras e nos mariscos.
O raquitismo pode ser evitado se a dieta tiver uma quantidade suficiente de vitamina D e cálcio. Para crianças mais velhas, boas fontes de vitamina D são peixes oleosos, ovos ou cereais com adição suplementar de vitaminas.
Osteomalacia ocorre por defeito de mineralização da matriz óssea, se apresenta na vida adulta e é uma das causas de baixa densidade mineral óssea; raquitismo é o defeito de mineralização das cartilagens de crescimento na criança e se apresenta com retardo no crescimento e deformidades esqueléticas1.
O RAQUITISMO É UMA DOENÇA ÓSSEA caracterizada pela diminuição da mineralização da placa epifisária de crescimento e a osteomalacia é caracterizada pela diminuição da mineralização do osso cortical e trabecular, com acúmulo de tecido osteóide não mineralizado ou pouco mineralizado.
Sintomas de anemia Os sintomas da anemia são inespecíficos, por isso às vezes podem ser confundidos com outras doenças. Veja algumas manifestações possíveis: Cansaço generalizado. Falta de apetite.
A osteomalácia é uma doença óssea do adulto, caracterizada por ossos frágeis e quebradiços, devido a defeitos de mineralização da matriz do osso, que geralmente é causada por uma deficiência de vitamina D.
Beribéri é o nome de uma doença séria que sem cuidados pode levar a morte. Mas com o tratamento adequado, é possível alcançar a cura. Está diretamente ligada a falta de tiamina, também conhecida como Vitamina B1.
As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.
Ao redor de cada canal de Havers existem, em cortes transversais, várias lamelas concêntricas repletas de substância intercelular e de células ósseas. Cada conjunto deste, formado pelo canal central de Havers e por lamelas concêntricas, é chamado de Sistema de Havers ou Sistema Haversiano.
O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células e uma matriz extracelular calcificada, a matriz óssea. A única forma de nutrição dessas células é através de canalículos por onde passam capilares já que a matriz calcificada não permite a difusão de substâncias até as células.
A ossificação endocondral acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.
No entanto, ao longo do crescimento, esta cartilagem vai sendo progressivamente substituída por osso, através de um processo denominado ossificação. Embora todos os ossos sejam constituídos por tecido ósseo, cada um tem a sua forma característica, sendo possível distinguir três tipos de ossos: longos, largos e curtos.
A osteogênese é um processo de formação óssea por osteoblastos de origem mesenquimal, seguido de mineralização da matriz extracelular (ossificação). O que é Ossificação? Às vezes referida como osteogênese, a ossificação é o desenvolvimento do osso dentro do sistema ósseo.
A doença é causada por mutações que ocorrem nos genes responsáveis pela síntese ou processamento do colágeno, substância essencial na formação dos ossos. O paciente afetado apresenta uma grande fragilidade nos ossos e osteopenia, que pode ser definida como uma diminuição da massa óssea.
A osteogênese imperfeita – OI, é uma patológica com causa genética e sua principal característica é a fragilidade dos ossos. Afetando a produção de colágeno, clinicamente classificada em quatros tipos. A doença é causada por mutações que ocorrem nos genes responsáveis pela produção de colágeno.
[ Medicina ] Doença de origem genética que se caracteriza por uma fragilidade óssea muito grande; doença dos ossos de vidro. Grafia no Brasil: osteogênese. Grafia no Brasil: osteogênese. Grafia em Portugal: osteogénese.