Se comunica com a faringe através do osteo faríngeo da tuba auditiva. É constituída de uma parte óssea, mais curta, com 12 milímetros de comprimento, correspondendo ao semi-canal da tuba auditiva; e uma cartilagínea, com 24 milímetros de comprimento, cuja base é inserida sob a mucosa da parede lateral da rinofaringe.
O óstio tubário tem um acúmulo de tecido linfóide que forma a tonsila tubária. A hipertrofia desta tonsila é observada e está limitada ao óstio tubário, à fosseta de Rosenmüller e a parede posterior do orifício tubário.
O óstio faríngeo da tuba auditiva está localizado na parede lateral da nasofaringe a 14 mm da sua parede posterior e a 11 mm da concha nasal inferior (SAUVAGE; VERGNOLLES, 1986).
A Trompa de Eustáquio ou Tuba Auditiva (TA) liga o ouvido médio à nasofaringe e é composta por uma parte cartilaginosa, próxima à nasofaringe e muito variável anatomicamente, e uma óssea, próxima à orelha média.
Puxe o lóbulo da orelha em diferentes direções para ajudar a drenar a água. Ao sentir que a água está dentro do ouvido, não coloque objetos dentro. Isso inclui cotonetes, lápis, clipes, dedos, o que for. Não tente, também, fazer remoções de cera de ouvido caseiras, pois a cera ajuda a proteger os ouvidos de infecções.