O ácido fítico, também chamado de fitato, impede a absorção de nutrientes no organismo, mas pode ser quase completamente eliminado dos alimentos. O ácido fítico é um composto antinutriente presente nos vegetais que pode impedir ou dificultar a absorção de nutrientes essenciais pelo sistema digestivo.
VINAGRE E BICARBONATO DE SÓDIO: Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre para cada medida de água com uma colher (chá) de bicarbonato de sódio à água de molho para ajudar alimpar impurezas e evitar bactérias. É bom também por que trocar a água do molho.
Nossos avós já faziam e a ciência confirmou: é importante deixar o feijão de molho na água por 8 a 12 horas antes do cozimento. O nome técnico do processo é remolho. O motivo citado pelos mais antigos era acelerar o cozimento. Alguns já notavam também o efeito na redução de gases intestinais e estomacais.
Despreze a água do remolho e transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com água e junte as folhas de louro. Tampe a panela, leve ao fogo médio e quando a panela de pressão começar a apitar, conte 10 minutos. Desligue e espere a pressão sair para abrir a panela.
1 – Na panela de pressão, coloque o feijão e a água, leve ao ligue o fogo. 2 – Após pegar pressão, conte 3 minutinhos e desligue. 3 – Espere a pressão sair naturalmente da panela (vai demorar cerca de 15 a 20 minutos).
Como cozinhar feijão Adicione água filtrada até o nível de cobrir o conteúdo, cerca de 3 dedos acima. Tampe a panela e espere até que ela pegue pressão, ou seja, quando ela começa a fazer barulho de chiado. Deixe o fogo baixo e conte aproximadamente 20 minutos.
Lave e escorra o feijão fradinho (não precisa demolhar previamente). Coloque 1 xícara de feijão na panela de pressão com 6 xícaras de água. Cozinhe por 10 minutos depois que começar a pressão, ou seja, quando a panela começar a chiar. Desligue o fogo, deixe a pressão da panela sair naturalmente para depois abrí-la.
Para deixar tudo inteiro Para manter os grãos inteiros e cremosos, o segredo é não salgar o feijão durante a demolha e no começo do cozimento. Como o sal rompe a casca do feijão, o ideal é adiciona-lo apenas no fim do cozimento.
Que tal aproveitar o final de semana para organizar a cozinha e colocar cada coisa em seu lugar?