Nossos olhos são altamente vascularizados, e essa hemorragia ocorre pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos situados na conjuntiva, uma fina camada mucosa transparente que recobre a esclera (parte branca dos olhos). O sangue é retido na região, provocando assim as manchas vermelhas no olho.
Isso ocorre porque uma área do nosso cérebro, chamada sistema límbico, passa essa informação de tristeza pra frente, até ela chegar à estrutura que fabrica as lágrimas – a glândula lacrimal. Essa glândula é um saquinho formado de células que produzem a lágrima e que ficam bem próximas dos nossos olhos.
Por que o choro pode dar dor de cabeça? A dor de cabeça que surge com o choro, geralmente, é causada pelo seu excesso. Como no caso de episódios excessivos de ansiedade e depressão, que são distúrbios psicológicos que podem levar a crises intensas de choro.
Na verdade, os olhos lacrimejam não devido ao sono simplesmente, e sim quando o indivíduo boceja. O bocejo é uma tentativa do cérebro de avisar o corpo que ele precisa descansar. Ao bocejar você abre bastante a boca, para inspirar o ar, e os olhos se apertam, o que faz com que a musculatura da face é contraída.
Ajuda a te acalmar Chorar pode ser um dos seus melhores mecanismos para o auto-controle e para você conseguir se acalmar sozinho. Os pesquisadores descobriram que o choro ativa o sistema nervoso parassimpático, e ele ajuda seu corpo a descansar e digerir as coisas. Os benefícios não são imediatos, no entanto.
As lágrimas ajudam os humanos a eliminarem substâncias químicas como o cortisol, acumuladas durante o estresse emocional e podem causar estragos no corpo. Chorar faz bem porque funciona tanto como uma liberação física quanto emocional, o que ajuda as pessoas a começarem de novo, com uma lousa em branco.
O que acontece é que o nariz avisa o cérebro que o ar está muito gelado. Aí, para tentar proteger as vias aéreas do frio, o organismo se protege com coriza ou espirros. Quando o assunto é chorar o mecanismo do corpo é outro. As lágrimas têm duas saídas: ou escorrem pelos olhos ou são drenadas para o nariz.
Estratégias simples para segurar o choro no meio de uma discussão