A Estática é o capítulo da Mecânica que estuda corpos que não se movem, estáticos. A ausência de movimento é um caso especial de aceleração nula, ou seja, pelas Leis de Newton, uma situação em que todas as forças que atuam sobre um corpo se equilibram.
A Estática é a parte da mecânica que estuda os corpos que não se movem ou se movimentam em aceleração constante. Ela estuda as condições nas quais as forças atuantes sobre um corpo se equilibram. De acordo com a Segunda Lei de Newton, quando todas as forças de um sistema se equilibram, sua aceleração é nula.
Significado de Estático [Física] Diz-se da propriedade ou do processo que está em equilíbrio, pela ação das forças.
--> A força estática é aquela força que tem capacidade de ativar, por exemplo, um músculo ou um grupo de músculos contra a existência de uma resistência fixa. ... A estática casos onde o corpo está em repouso, e dinâmica atua em corpos em movimento.
Força máxima isométrica ou estática (FIM) ou Pico Máximo de Força (PMF) - é a força realizada contra cargas insuperáveis, ou seja, não se observa qualquer tipo de movimento apesar de existir contracção muscular.
Para calcular a força do atrito estático, utiliza-se a expressão: Fate = μe. N, donde μe é o coeficiente do atrito estático e N, a força normal.
Como sabemos, a força de atrito é determinada pela seguinte equação matemática: Fat = μ. N, onde μ (mi) é o coeficiente de atrito entre o corpo e a superfície que ele se encontra.
Para esse caso, o equilíbrio seria dado por: Mpm+MpM+Mpb+MN=0, sendo Mpm = Momento do peso do corpo de massa m; MpM = Momento do peso do corpo de massa M; Mp = Momento do peso da barra; MN = Momento da força Normal.
Na fórmula acima, ΔS é chamado de deslocamento e mede a distância entre as posições final (Sf) e inicial de um móvel (S0), portanto, ΔS = Sf - S0. O intervalo de tempo decorrido entre a passagem do móvel pelas posições inicial e final é dado por Δt, calculado pela expressão Δt = tf – t0.