As principais obras do quinhentismo são:
Além de Pero Vaz de Caminha, outros representantes que se destacam na Literatura de Informação foram:
O quinhentismo tem, como tema central, os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, relacionada com as Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus.
A Literatura da Informação, também conhecida como literatura dos viajantes ou dos cronistas, se refere aos documentos, aos relatórios e às cartas que levantavam informações relevantes sobre a nova terra que estava sendo descoberta, o Brasil.
A Literatura de informação é um segmento do Quinhentismo, que é a denominação das manifestações literárias ocorridas em território brasileiro durante o século XVI. Além da Literatura de Informação, foi de destaque ao Quinhentismo a chamada Literatura dos Jesuítas. Iniciou-se no Brasil e durou de 1500à 1601.
Verificado por especialistas. algumas ocorrências da viagem, o encontro com os nativos, descrição da terra encontrada, oportunidades de exploração dos recursos e a introdução do cristianismo. estes são os temas tratados e a carta é um documento fascinante, eu não consigo escolher um ou outro como destaque.
A carta escrita em 1500 é um documento sobre as condições de navegação da Era dos Descobrimentos e aborda a importância da fé católica para o Estado Português naquela época.
Pero Vaz de Caminha
A célebre "Carta do Achamento do Brasil" foi escrita por Pero Vaz de Caminha em Porto Seguro, entre 26 de abril e 2 de maio de 1500. O escrivão só interrompeu o trabalho no dia 29, quando ajudou o capitão-mor a reorganizar os suprimentos da frota.
Sobre o seu conteúdo, foi uma carta redigida para o rei, de modo a comunicar-lhe o descobrimento das novas terras. O deslumbramento dos europeus em relação à descoberta do "Novo Mundo" é bem evidente nos registros feitos por Caminha.