Em Portugal, a palavra "Emília" é uma polissílaba, visto que terminado em hiato e, portanto, possui quatro sílabas, sendo elas E-mí-li-a. No Brasil, "Emília" termina em ditongo, não separando as últimas vogais na palavra uma vez que as pronunciamos de uma vez só e a vogal "i" nãos e estende na fala.
Na palavra conseguia, o i é tónica, logo uma vogal, não uma semivogal, e, portanto, temos o hiato i-a, que forma duas sílabas. Assim, a palavra é um polissílabo: con-se-gui-a. Contudo, é de boa norma numa translineação não deixar uma vogal isolada numa das linhas.
Se dividirmos as sílabas das palavras temos: ta - ga - re - lou. A sílaba tônica dessa palavra é "lou", que é a pronunciada mais fortemente, como ela é a última sílaba da palavra, então tagarelou, é uma palavra oxítona.
SEPARAR EM SÍLABAS
Primeiro - ''Mei'' - e é uma palavra Paroxitona, a penultima sílaba é tônica !
SEPARAR EM SÍLABAS
Não use fone.
É uma paroxítona porque a penúltima sílaba é a sílaba tônica (te - le - FO - ne). Nas oxítonas a sílaba tônica é a última sílaba, como café, sofá, etc; e nas proparoxítonas a sílaba tônica é a antepenúltima, como árvore, informática, etc.
A sílaba " fo " é a mais forte, logo a palavra telefone é uma paroxítona.
Resposta. fo é a sílaba tônica, palavra paroxítona.
penúltima,ultima,antepenúltima.
É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.
U-RU-BU: sílaba tônica "bu", o que faz com que essa palavras seja identificada como oxítona. TE-LE-FO-NE, que apresenta a sílaba tônica "fo", sendo por isso uma palavra paroxítona.
É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.
LE
Tem mais depois da publicidade ;) dissílabas; trissílabas; polissílabas....Atividades.