Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo. Os capilares, por sua vez, ligam as artérias às veias, realizando trocas gasosas entre o sangue e tecido.
A redução dos calibres dos vasos sanguíneos que se conectam com os capilares é essencial para evitar seu rompimento, uma vez que o sangue flui em artérias e veias em uma pressão e velocidade superior ao tolerado pelas paredes dos capilares.
Veias e artérias são vasos sanguíneos que apresentam algumas diferenças. A primeira delas diz respeito à direção do transporte do sangue. Nas veias, o sangue segue dos tecidos do corpo em direção ao coração; nas artérias, o sangue flui do coração para as diferentes partes do corpo.
Circulação do sangue nas cavidades O coração direito recolhe o sangue desoxigenado a partir de duas grandes veias, a veia cava superior e a veia cava inferior. A veia cava superior recolhe o sangue proveniente das regiões do corpo acima do diafragma e descarrega-o na parte superior e posterior da aurícula direita.
São divididos basicamente em artérias (vasos que saem do coração e conduzem o sangue para todo o corpo), veias (vasos que carregam sangue dos tecidos ao coração) e capilares (vasos sanguíneos microscópicos que se originam das ramificações das artérias e veias e tem como função irrigar as células).
O coração acaba funcionando como uma estrutura dupla: do lado direito impulsiona o sangue que chega do corpo (rico em gás carbônico e conhecido como sangue venoso) e vai para os pulmões e do lado esquerdo impulsiona o sangue que chega dos pulmões (rico em oxigênio e conhecido como sangue arterial) e vai para o corpo.
Resposta. As duas veias de maior calibre do corpo são as veias cava inferior e a superior. A veia cava superior drena o sangue que circulou na cabeça e braços, enquanto que a inferior traz o sangue das pernas e cavidade abdominal, e ambas lançam o sangue venoso no interior do átrio direito.
Veias da cabeça: a drenagem venosa intracraniana é feita, sobretudo, pelos seios venosos da dura-máter e a drenagem extracraniana é feita essencialmente pelos sistemas da veia facial e da veia retromandibular. Veias do pescoço: a drenagem venosa do pescoço é feita de maneira semelhante a descrita para a cabeça.
Vários fatores são importantes para o retorno venoso para o coração.
As artérias e nervos mais importantes da cabeça e do pescoço são as seguintes: Artérias carótidas interna e externa....As principais que drenam estas duas regiões são as: